Marcopolo irá produzir ônibus elétricos no Espírito Santo

A Marcopolo anunciou na última quarta-feira, 6, que deverá investir cerca de R$ 50 milhões no desenvolvimento de uma linha de produção de ônibus elétricos em sua unidade de São Mateus (ES).

No município, a empresa vai produzir o Attivi Integral, primeiro ônibus da companhia com carroceria e chassi próprios e 100% elétrico. A informação foi divulgada pelo CEO da empresa, André Armaganijan, durante reunião no Palácio Anchieta com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Atualmente, a Marcopolo produz uma média de 16 veículos por dia em São Mateus. Com a produção do Attivi na unidade, a companhia ampliará esta capacidade para 26 veículos por dia. Com isto, o quadro de funcionários, hoje de 2 mil colaboradores, deverá aumentar em até 20%.

“O Attivi Integral é um veículo desenvolvido totalmente no Brasil e é a nossa resposta ao desafio global em prol da descarbonização dos sistemas de transporte de passageiros”, disse Armaganijan. “Decidimos produzi-lo na fábrica do Espírito Santo por ela ser moderna e ter uma localização estratégica, que nos permitirá atender tanto empresas do país como do exterior”.

De acordo com o executivo, a estratégia de descarbonização da companhia já resultou em cerca de 700 ônibus elétricos e híbridos, desenvolvidos com chassis de parceiros, que circulam em diversos países, como Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, além do Brasil.

Os novos ônibus 100% elétricos terão capacidade para 80 passageiros, autonomia de até 280 km e tempo de carga de até 4 horas, e já estão sendo produzidos pela Marcopolo em caráter experimental.

No final deste ano, serão 130 unidades fabricadas, com demonstrações em cidades como Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ).

“Essa expansão da Marcopolo é fundamental para que possamos gerar mais emprego e renda aos capixabas”, comemorou o governador Renato Casagrande. “Também vai reforçar o nosso programa de transição energética da frota de ônibus, que queremos movidos cada vez mais a biocombustíveis ou eletricidade”, acrescentou o governador, segundo quem o governo do estado deverá iniciar em breve a compra de 50 novos veículos elétricos.

Tags
ExpansãoMarco PoloVeículo elétricoVeículos elétricos
Compartilhe

Usinagem Brasil

O Usinagem-Brasil é um site jornalístico independente, editado pela De Fato Comunicações Ltda., voltado à cobertura da indústria metal-mecânica, com foco principal em máquinas-ferramenta, ferramentas de corte, equipamentos, acessórios, automação etc. e demais informações ligadas ao universo da usinagem.