Otimizando soluções de ferramentas para aplicações de óleo e gás

A indústria de óleo e gás sofreu consideravelmente nos últimos anos, devido à crise econômica global que deixou os principais fabricantes - ambos dos setores upstream e downstream - tendo que atender às baixas demandas de mercado para novos recursos, enquanto reduziam severamente sua força de trabalho, produção de máquinas e desenvolvimento futuro.

A mudança positiva em 2017 estabeleceu novas demandas de empresas offshore importantes de exploração de óleo e gás em águas profundas para componentes de sonda como cabeças e válvulas de pressão, coletores, válvulas árvore de natal e cabeça de poço, os quais são feitos ou possuem em sua composição materiais exóticos à base de níquel que resistem às condições extremas como altas e baixas temperaturas, alta pressão, e a maioria, se não todos, os efeitos de abrasão e corrosão.

Para atender as exigências dos produtores de componentes de óleo e gás por maior produtividade e produção de mercadorias, mantendo um grau elevado de qualidade, confiabilidade e segurança no processo de fabricação com uma baixa taxa de rejeição, a ISCAR desenvolveu uma ampla gama de soluções inovadoras de ferramentas projetadas para simplificar a produção, reduzir os custos e maximizar a produtividade neste setor desafiador.

 

Jet-Cut - Tecnologia de corte com jato de refrigeração direcionado


A linha Jet-Cut proporciona avançada tecnologia em usinagem de corte para tubos de aço soldados e sem emendas na indústria de OCTG (Oil Country Tubular Goods - Produtos Tubulares para Óleo). O Jet-Cut é utilizado para operações de corte e canal, aplicando refrigeração de alta pressão diretamente na aresta de corte da pastilha.  A saída do bico de refrigeração de alta pressão Jet-Cut é direcionada para a zona de corte, para estender a vida útil da aresta da pastilha e eliminar a aresta postiça criada ao cortar ligas resistentes ao calor, bem como aços inoxidáveis. Além de melhorar o controle de cavacos em velocidade de corte mais alta, o sistema de corte com auto fixação reduz o tempo de preparação e inatividade de máquina, com uma melhora favorável no tempo de usinagem. 

Whisperline – Barras de mandrilar antivibratórias com cabeças intercambiáveis


As barras de mandrilar antivibratórias Whisperline da ISCAR foram desenvolvidas para reduzir significativamente e até mesmo eliminar as vibrações ao trabalhar com longos balanços em operações de torneamento, mandrilamento e canal com relação de comprimento e diâmetro de 7xD a 14xD.

O sistema de barra de mandrilar antivibratória integra-se a diversos tipos de configurações de cabeçotes intercambiáveis, com um mecanismo antivibratório interno “ativo” que pode ser aplicado em tornos padrão, VTL e máquinas multitarefas Mill-Turn ou Turn-Mill para peças de grande escala incluindo coletores, válvulas, cabeça de poço e componentes de acoplamento e tubulação.

O uso de ferramentas antivibratórias Whisperline melhora consideravelmente a estabilidade da usinagem e aumenta a vida útil da ferramenta. Esses fatores permitem maior produtividade e melhor qualidade superficial da peça ao utilizar a tecnologia de refrigeração interna direcionada para a aresta de corte da pastilha melhorando o controle de cavacos e a vida útil de aresta para operações com acabamento de alta qualidade.

SUMOCHAM ICG - Pontas de furação com segmentador de cavacos


Os principais fatores para o sucesso nas operações de furação envolvem uma combinação do projeto do corpo da broca, geometria de aresta de corte otimizada e o uso apropriado da classe selecionada de acordo com o material a ser usinado, levando em consideração condições e limitações do ambiente externo.

A abrangente linha de ferramentas para furação da ISCAR apresenta uma solução completa desde o menor tamanho de broca até as furações mais profundas, ou operações de alargamento usadas em componentes como corpos de válvulas, blocos de válvula, terminais hidráulicos, cabeçotes de perfuração de rochas e placas de trocadores de calor.

A geometria SUMOCHAM ICG é recomendada principalmente para operações de furação profunda nas quais a evacuação de cavacos representa um problema que precisa ser resolvido. As pontas de furação são desenvolvidas tecnologicamente com entalhes de segmentação de cavaco, criando segmentos de cavacos mais estreitos, que podem ser facilmente extraídos do furo pelo canal helicoidal da broca com o uso de refrigeração interna.

O design revolucionário com entalhes para a quebra de cavacos possibilita a obtenção de cavacos pequenos, facilitando o processo de evacuação dos mesmos.

As pontas de furação ICG podem ser montadas em qualquer corpo de broca standard SUMOCHAM com o tamanho de alojamento apropriado, em diâmetros de 14 a 25,9 mm, garantindo tolerância de furo de IT9-IT10.

As pontas ICG Sumocham são fabricadas com classe de nano-revestimento, oferecendo alta resistência a desgaste e qualidade de superfície de furo e precisão em aços, aço inoxidável e materiais a base de níquel.

 

Tang4Feed - Fresamento de alto avanço


Os fabricantes de equipamentos de exploração de óleo e gás, tais como, extremidades do fluido da bomba de fraturamento usadas em procedimentos de fraturamento hidráulico, BOP (Blow Out Preventers - dispositivo de fluxo de saída) e blocos de válvula, demonstram grande interesse em soluções de fresamento de alto avanço oferecidas pela ISCAR.

A mais recente adição a uma ampla gama de tecnologias me fresamento de avanço, a Tang4Feed é uma família de fresas de facear de alto avanço que fixam tangencialmente pastilhas rômbicas com 4 arestas de corte, as fresas Tang4Feed são projetadas para fresamento em desbaste, semi-acabamento e superfícies esculpidas, disponíveis em diâmetros que variam de 40 a 100 mm, com profundidade de corte de até 1,5 mm.  Essas características exclusivas proporcionam uma boa capacidade de usinagem com descida em rampa e mergulho lateral (plange) com excelente escoamento de cavacos e alta taxa de remoção de metal, devido a um pequeno ângulo de entrada que permite altos avanços de mesa em pequenas profundidades de corte em materiais que são usinados para equipamentos de exploração de óleo e gás. 

Ferramentas customizadas para canais de anel de vedação

As operações mais comuns em corpos de válvulas, blocos de válvula, assentos de válvula, terminais hidráulicos e coletores são canais de anel de vedação, que são normalmente produzidos em materiais desafiadores como duplex, aços inoxidáveis e componentes com base em Inconel.

Os canais de anel de vedação são um exemplo de componente com dimensões precisas e acabamento de superfície de alta qualidade. As áreas de vedação nas roscas API são relativamente pequenas com áreas de contato limitadas que precisam suportar a pressão de vedação necessária. Segurança e estabilidade da usinagem são essenciais para garantir um processo suave, flexível e eficiente; a ISCAR respondeu a esta necessidade desenvolvendo ferramentas sob medida para canais de anel de vedação com diferentes perfis que atendam as tolerância de vedação e acabamentos de superfície exigidos.  

O mercado de óleo e gás enfrenta diversos desafios desde os produtores, o mercado de consumo e a busca por um ambiente mais verde. Para suportar as variáveis desconhecidas que afetam o mercado global de óleo e gás, a ISCAR trabalha em estreita colaboração com seus clientes deste setor para continuar desenvolvendo soluções inovadoras, eficientes, produtivas e econômicas. 

Tags
Iscar ferramentas inovação Fresamento
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.