Trumpf lança tecnologias que tornam a produção metálica mais simples e sustentável

A Trumpf apresentou soluções para reduzir o consumo de materiais e de energia, expandiu o portfólio de máquinas de entrada com a TruBend série 1000, lançou o Multigripper para célula de dobra automatizada e elevou a potência da TruLaser 5000 para surpreendentes 24 kW, triplicando a velocidade de corte.

Essas novidades foram mostradas na EuroBlech (maior exposição comercial da indústria de processamento de chapas do mundo, que aconteceu em outubro, em Hanover, na Alemanha) e têm o objetivo de tornar o processamento de chapas metálicas mais simples, mais produtivo e sustentável.

Entre os destaques, a empresa fez o lançamento do novo “Eco Cooler”, sistema de refrigeração para máquinas de corte a laser que reduz em 80% o consumo de energia de resfriamento, além de dispensar o uso de aditivos químicos. 

Ao oferecer métodos de processamento de chapas metálicas mais sustentáveis e com menor emissão de carbono, a Trumpf ajuda as empresas a lutarem de forma mais eficaz contra as mudanças climáticas e reduzirem o custo de materiais e fabricação.

Outra novidade foi o novo módulo do Oseon – software de planejamento e controle de produção, que é capaz de identificar e reduzir atividades de baixa produtividade nos processos produtivos. 

Os visitantes do estande também puderam saber mais sobre a Smart Factory Consulting GmbH, subsidiária integral criada pela Trumpf para ajudar as empresas a otimizar seus processos por meio da digitalização.

TRUBEND SÉRIE 1000

Para quem está iniciando no mercado de dobra, a compnahia apresentou a nova TruBend série 1000. 

A máquina possui as mesmas funções das outras séries TruBend, porém com menos opcionais, o que a torna mais acessível como máquina de entrada no segmento.

A nova TruBend 1000 inclui a versão demo do software de programação TecZone Bend, que é capaz de planificar desenhos 3D já utilizando as informações das ferramentas disponíveis criando um modelo real, além de executar o programa de dobra. 

Ela pode ser programada a partir do comando da máquina ou do escritório em plena operação, aumentando ainda mais a produtividade.

MULTIGRIPPER

Outra inovação apresentada é o Multgripper (foto), substancialmente mais rápido e fácil de configurar. 

Instalado no braço robótico do BendMaster, o novo multigripper oferece manuseio de peças dentro da célula de dobra de forma eficiente e versátil. 

Apresenta uma articulação que gira 180 graus, permitindo que o Multigripper vire as peças sem ter que colocá-las no chão. 

É ideal para empresas que possuem uma célula de dobra e buscam aumentar ainda mais a sua produtividade.

TRULASER SÉRIE 5000

Na linha de corte a laser, a Trumpf lançou a TruLaser série 5000 equipada com o novo laser TruDisk 24001, com potência de 24 kW, capaz de processar chapas metálica até três vezes mais rápido. 

Dependendo do material e da aplicação, a TruLaser série 5000 atualizada pode processar até 80% mais chapas de metal por hora. 

Além disso, a TruLaser série 5000 de 24kW é capaz de cortar aço-carbono com espessura de até 20 milímetros usando nitrogênio como gás de corte, mantendo a face livre de oxido. 

Isso elimina a necessidade do retrabalho que surge quando o oxigênio é usado, permitindo aumentar a produtividade. 

Ao mesmo tempo, o aumento da potência do laser melhora a qualidade das peças cortadas, especialmente para espessuras de chapas médias e altas.

Fonte: Ipesi

Tags
Trumpftenologiaprodução
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.