Guia prático de aplicações: IOT e realidade aumentada

Você certamente já ouviu falar de Internet das Coisas (IoT) e Realidade Aumentada (RA), também conhecida como Realidade Mista. Provavelmente já utilizou em experiências de jogos ou entretenimento. Mas, já imaginou como novas tecnologias podem ser usadas para trazer resultados práticos para a sua empresa, e o seu negócio? 

As Empresas Precisam Definir estas Estratégias - Agora

Há uma desconexão fundamental entre a riqueza de dados digitais disponíveis no mundo virtual e o mundo físico, real. Enquanto nossa Realidade é tridimensional, as informações que baseiam nossas decisões normalmente permanecem presos em páginas e telas bidimensionais. Esse abismo entre os mundos real e digital limita nossa capacidade de aproveitar a torrente de informações e percepções produzidas por bilhões de produtos inteligentes conectados em todo o mundo.

A Realidade Aumentada, por definição, é um conjunto de tecnologias que sobrepõe dados e imagens digitais no mundo físico, fechando a lacuna e liberando recursos inexplorados. Embora ainda seja uma novidade para muitos, a Realidade Aumentada já está pronta para uso, e quando aliada ao IoT impacta empresas de todos os setores. Nos próximos meses, isso transformará a forma como aprendemos, tomamos decisões e interagimos com o mundo físico. Também mudará como as empresas atendem os clientes, treinam funcionários, projetam e criam produtos e gerenciam suas cadeias de valor e, em última análise, como competem.

A Realidade Aumentada se tornará a nova interface entre humanos e máquinas, unindo os mundos digital e físico. Organizações pioneiras como Amazon, Facebook, General Electric, Clínica Mayo e a Marinha dos EUA, entre outros, já a usam, e percebem um grande impacto de qualidade e produtividade.

Casos de Uso

Embora muitas pessoas estejam familiarizadas com aplicações de Realidade Aumentada (RA) para entretenimento, como os filtros do Snapchat e o jogo Pokémon Go, ela está sendo aplicada de maneiras muito mais interessantes no cenário industrial e de negócios. Por exemplo, ela pode gerar alertas de colisão (e outras informações) diretamente na linha de visão dos motoristas, e já estão disponíveis em dezenas de modelos de carros. Wearables de RA para trabalhadores de fábrica sobrepõem instruções de montagem ou serviço, consumindo dados provenientes de plataformas IoT e já estão funcionando em milhares de empresas. A RA está completando ou substituindo os manuais tradicionais e métodos de treinamento em um ritmo cada vez mais rápido.

Mais amplamente, a Realidade Aumentada quando aliada ao poder da Internet das Coisas (IoT) permite um novo paradigma de entrega de informações, que acreditamos que terá um profundo impacto sobre como os dados são estruturados, gerenciados e entregues na Internet. Embora a web tradicional tenha transformado como as informações são coletadas, transmitidas e acessadas, seu modelo de armazenamento e entrega de dados - páginas em telas planas - tem grandes limites: exige que as pessoas traduzam mentalmente informações em 2D para uso em um mundo 3D. Isso nem sempre é fácil, e qualquer pessoa que tenha usado um manual para consertar uma copiadora de escritório sabe disso. A RA melhora a capacidade humana de absorver informações com rapidez e precisão, tomar decisões e executar as tarefas necessárias com rapidez e eficiência.

O impacto do IoT com RA no desempenho humano é ainda maior em ambientes industriais. Por exemplo, a Newport News Shipbuilding, que projeta e constrói porta-aviões da Marinha dos EUA, usa RA em seu processo de fabricação para inspecionar os navios. Historicamente, os engenheiros tinham que comparar constantemente a nave real com esquemas complexos em 2D. Mas com Realidade Aumentada, eles podem ver o desenho final sobreposto ao navio real, o que reduz o tempo de inspeção em 96% - de 36 horas para apenas 90 minutos. No geral, economias de tempo de 25% (ou mais) são típicas para tarefas de fabricação, produção e manutenção industrial.


Libere seus Super Poderes de Visualização

As aplicações de RA fornecem uma espécie de visão de raio X, revelando características internas que seriam difíceis de ver de outra forma. Na empresa de dispositivos médicos AccuVein, por exemplo, a tecnologia RA converte a assinatura de calor das veias de um paciente em uma imagem sobreposta à pele, facilitando a localização das veias. Isso melhora drasticamente a taxa de sucesso de coleta de sangue e outros procedimentos vasculares. A RA mais do que triplica a probabilidade da agulha ser bem-sucedida já na primeira tentativa.

A Bosch Rexroth, fornecedora global de unidades de energia e controles para a indústria, usa uma visualização aprimorada de RA que, em conjunto com IoT, para demonstrar o design e as capacidades de sua unidade de energia hidráulica CytroPac, conectada e inteligente. O aplicativo de Realidade Aumentada permite que a visualização das representações da bomba, em 3D, numa visão em Raio X da unidade, com todas as diversas configurações de resfriamento.


Treinamentos e manuais de instrução

A RA já está redefinindo funções críticas de instrução e treinamento, melhorando muito a produtividade da força de trabalho. Instruções escritas para tarefas de montagem, por exemplo, são demoradas e difíceis de serem seguidas. Os vídeos instrutivos padrão não são interativos, e não podem se adaptar às necessidades individuais de aprendizado. O treinamento presencial é caro e exige que alunos e professores se encontrem, às vezes repetidamente. E se o equipamento sobre o qual os alunos estão sendo instruídos não estiver disponível, eles podem precisar de treinamento extra para transferir o que aprenderam para um contexto do mundo real.

O IoT levanta os dados, e a RA ataca esses problemas, fornecendo orientação visual em tempo real, passo a passo, em tarefas como: montagem de produto, manutenções e operações de máquina. Representações esquemáticas bidimensionais complicadas de um procedimento em um manual, por exemplo, tornam-se hologramas 3D interativos que conduzem o usuário pelos processos necessários.

Na Boeing, por exemplo, o treinamento em RA teve impacto dramático na produtividade e na qualidade de procedimentos complexos de fabricação de aeronaves. A Realidade Aumentada foi usada para guiar os participantes pelos 50 passos necessários para montar uma determinada seção de asa do avião, envolvendo 30 partes. Com essa tecnologia os funcionários concluíram o trabalho em 35% menos tempo do que outros usando desenhos e documentação em 2D tradicionais. E o número de estagiários que realizou a operação corretamente na primeira vez aumentou em 90%.


Redução da Necessidade de Viagens e Deslocamentos

Dispositivos habilitados com IoT também podem transmitir o que um usuário do site está vendo para um especialista remoto, que pode responder com orientação imediata. Com efeito, isso coloca instantaneamente o especialista ao lado do usuário, independentemente do local. Essa capacidade não apenas melhora o desempenho geral, mas reduz substancialmente os custos - como descobriu a Lee Company, que vende e serviços de sistemas de construção. Utiliza RA para ajudar seus técnicos de campo com instalações e reparos. Ao reduzir o número de visitas repetidas, Lee economiza mais de US$ 500 por técnico por mês em custos de mão-de-obra e viagens. A empresa calcula um retorno de US$ 20 em cada dólar investido nas soluções.


Segurança no trabalho

O Departamento de Segurança Interna dos EUA está dando um passo adiante combinando instruções de RA para treinar o pessoal na resposta a situações de emergência, como explosões. Isso reduz custos em casos em que o treinamento em ambientes reais seria perigoso, arriscado. A multinacional de energia BP sobrepõe procedimentos de treinamento de RA que replicam condições específicas de perfuração, como temperatura, pressão, topografia e correntes oceânicas, e instruem as equipes nas operações, ajudando a coordenar respostas de emergência a desastres sem altos custos ou riscos.


Manufatura

Na fabricação os processos geralmente são complexos, exigindo centenas ou até milhares de etapas, e os erros são caros. Como sabemos, o IoT e a RA podem fornecer as informações certas no momento certo para os trabalhadores de fábrica nas linhas de montagem, reduzindo erros, aumentando a eficiência e melhorando a produtividade.

Nas fábricas, a Realidade Aumentada também pode capturar informações de sistemas de automação e controle, sensores, Plataformas de IoT e sistemas de gerenciamento de ativos, além de tornar visíveis importantes dados de monitoramento e diagnóstico sobre cada máquina ou processo. Ver as informações, como a eficiência e as taxas de defeitos no contexto, ajuda os técnicos de manutenção a entender os problemas e viabiliza o conceito de manutenção preditiva, diminuindo muito custosas paradas e micro paradas.


Logística

Estima-se que as operações em estoques e almoxarifados sejam responsáveis por cerca de 20% de todos os custos logísticos, enquanto que as movimentações representem outros 65% dos custos. Na maioria dos armazéns, os trabalhadores ainda realizam essa tarefa consultando uma lista de papéis para coletar e, em seguida, procurando-os. Esse método é lento e propenso a erros.

A gigante de logística DHL e um número crescente de outras empresas usam RA para aumentar a eficiência e precisão do processo. As instruções de IoT direcionam os trabalhadores para a localização de cada produto a ser puxado e, em seguida, sugerem a melhor rota para o próximo produto. Na DHL, essa abordagem levou a menos erros, trabalhadores mais engajados e ganhos de produtividade de 25%. A Intel também usa essas funcionalidades em seus estoques, alcançando uma redução de 29% no tempo de separação, com taxas de erro caindo para próximo de zero.


Marketing e Vendas

A tecnologia está redefinindo o conceito de showrooms e demonstrações de produtos e transformando a experiência do cliente. Quando os clientes podem ver virtualmente como os produtos vão parecer, ou funcionar, em um ambiente real antes de comprá-los, eles têm expectativas mais precisas, mais confiança em suas decisões de compra e maior satisfação com o produto. De passagem, a tecnologia pode até reduzir a necessidade de lojas físicas e showrooms.

No e-commerce, aplicativos estão permitindo que compradores on-line façam o download de hologramas de produtos. A Wayfair e a IKEA oferecem bibliotecas com milhares de imagens e aplicativos de produtos 3D que as integram a uma sala real, permitindo que os clientes vejam como móveis e decoração vão ficar em suas casas. A IKEA também usa seu aplicativo para coletar dados importantes sobre preferências de produtos em diferentes regiões.


Serviços pós-venda

Esta é uma função onde o IoT e a REALIDADE AUMENTADA mostram um enorme potencial no desbloqueio das capacidades de criação de valor de Produtos Conectados. A tecnologia auxilia os técnicos que atendem clientes em campo da mesma forma que ajuda os trabalhadores nas fábricas: mostrando dados analíticos preditivos gerados pelo produto, apoiados por tecnologia IoT, orientando-os visualmente através de reparos em tempo real e conectando-os a especialistas remotos que podem ajudar a otimizar procedimentos. Por exemplo, um dashboard de IoT pode revelar a um técnico de campo que uma peça de máquina específica provavelmente falhará em um mês, por exemplo, permitindo que os responsáveis atuem em tempo hábil, resolvendo antecipadamente um problema iminente para o cliente.

A Xerox utilizou tal tecnologia para conectar engenheiros de campo a especialistas, em vez de fornecer manuais de serviço e suporte por telefone. As taxas fixas pela primeira vez aumentaram 67% e a eficiência dos engenheiros aumentou 20%. Enquanto isso, o tempo médio necessário para resolver problemas caiu em duas horas. Agora, a Xerox está usando Realidade Aumentada para conectar especialistas técnicos remotos diretamente aos clientes. Isso aumentou em 76% o índice de problemas técnicos que são resolvidos pelos próprios clientes, sem qualquer ajuda local, reduzindo os custos de viagens e deslocamentos para a Xerox e minimizando o tempo de inatividade dos clientes. Não foi surpresa para a Xerox ver suas taxas de satisfação do cliente subirem para 95%.


Conclusão

A revolução digital está ocorrendo agora mesmo, diante de nossos olhos, com Realidade Aumentada, IoT e seus produtos e operações conectados. A boa assimilação desse ambiente de evolução desencadeia novos patamares de produtividade e liberando valor em toda a cadeia da economia. Cada vez mais, a restrição não é a falta de dados, mas sim o aproveitamento e posterior ação sobre eles - em outras palavras, a interface com os humanos. A RA, potencializada pelo IoT, está emergindo como a solução líder para este desafio, permitindo que pessoas e empresas aproveitem ao máximo a revolução digital e todos os benefícios que ela tem para oferecer.



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Marcelo Tadeu Burattin

Formado em Engenharia Mecânica, com especialização em Tecnologia da Informação. Tenho mais de 22 anos de experiência em empresas de tecnologia, como IBM, Dassault Systemes e Siemens, em funções de consultoria, marketing, vendas e capacitação de canais. Brasileiro, falo Português, mas sou fluente em Inglês e Espanhol, tendo atuado em projetos de implementação no Brasil (Embraer, Ford, Alstom, Deca, Schuler), EUA (Ford C3P), México (UNAM), Colômbia (Sena) e Argentina (CNEA). Tive a oportunidade de aplicar as experiências adquiridas à muitas outras empresas, de diversos portes e segmentos.