Vídeo: fibra de carbono ou aço, qual é mais resistente na prensa?

Materiais foram colocados em teste com uma prensa hidráulica para mostrar qual aguenta mais pressão

A indústria automotiva usa diversos tipos de materiais, desde plástico até aço de alta resistência. Isto faz com que este vídeo seja bem interessante, por mostrar o quanto de pressão eles aguentam, incluindo titânio e a fibra de carbono, dois materiais que volta e meia são elogiados pelas fabricantes.

O pessoal do canal Crazy Hidraulic Press no YouTube fez cilindros de diversos materiais, sempre do mesmo tamanho, e os colocou em uma prensa hidráulica para mostrar quanta força é necessária para fazer a peça ceder. 

Além da fibra de carbono, podemos ver cilindros de alumínio, latão, titânio, aço, aço inox, PVC e acrílico, sempre submetidos à mesma prova. 

A escala é medida em kilogramas, marcando o máximo de força que foi necessário antes do material começar a deformar.

No vídeo acima, pouco antes de começar o teste, o pessoal do canal pesa cada um dos cilindros. Como poderia esperar, o acrílico é o mais leve, com apenas 9 gramas, enquanto o PVC e a fibra de carbono empatam com 11 g. 

Do outro lado da balança está o aço, pesando 58 g no cilindro de baixa qualidade e 59 g no aço inox. O alumínio pesou 20 g, o titânio tem 33 g e o latão pesa 45 g.

A diversão começa justamente com o cilindro de acrílico, que até que aguentou bastante, chegando a 1.538 kg de pressão antes de estourar. Foi melhor do que o PVC, que alcançou os 1.004 kg antes de deformar. Mas isto é apenas um aperitivo, para mostrar o quanto os outros materiais aguentam.

A fibra de carbono, muito usada por marcas como McLaren e Lamborghini, cedeu após 2.998 kg. E, ao invés de estourar, começou a desfiar enquanto a pressão continuou em cerca de 2.000 kg até acabar com a peça. 

O alumínio se saiu melhor, precisando de 3.840 kg, enquanto o titânio, outro material exótico muito mencionado pelas fabricantes, aguentou uma pressão de 9.190 kg antes de deformar.

O material mais impressionante foi o aço inox. O cilindro aguentou 15.800 kg de pressão até ceder. O esforço mecânico foi tão grande que o cilindro estava quente após ser pressionado, algo que não aconteceu com nenhum outro material. Aguentou uma força mais de cinco vezes maior do que a fibra de carbono mas, por outro lado, pesa cinco vezes mais.

Fonte: Crazy Hidraulic Press via YouTube / Motor1

Tags
fibra de carbonoaçoprensa
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.