Universidade de Caxias fornecerá grafeno à Ford

 O UCSGraphene, unidade de pesquisa, caracterização e aplicação de grafeno da Universidade de Caxias do Sul (UCS), firmou parceria com a Ford para prestação de serviços tecnológicos na sede da montadora, em Camaçari (BA). 

O acordo prevê a atuação do UCSGraphene e da Zextec Consultoria em projetos de engenharia para componentes, além de aplicações em nanotecnologia e fornecimento de matéria-prima.

“Os projetos foram aprovados e já demos início ao desenvolvimento. Será um fornecimento conjunto de material, tecnologia e engenharia, inserindo o grafeno, como nanotecnologia avançada, na indústria automotiva brasileira”, diz Hugo Souza, diretor da Zextec.

Diego Piazza, coordenador do UCSGraphene, se diz otimista em relação às perspectivas trazidas pelo acordo com a multinacional. “Com mais de 15 anos de pesquisas na área, temos consolidados os processos de pesquisa, caracterização e produção do grafeno, ao ponto de agora podermos trabalhar com suas múltiplas aplicações, ingressando nos mais diferentes segmentos da indústria”, aponta Piazza. “Ao mesmo tempo, uma parceria com uma empresa do porte da Ford nos faz avançar na meta de nos tornarmos referência, na América Latina, em prestação de serviços tecnológicos relacionados ao grafeno”, complementa.

O contrato de confidencialidade coloca em sigilo especificidades técnicas sobre os projetos.  O acordo tem prazo de dois anos, podendo ser estendido, e ampliado para outras filiais da montadora.

Fonte Usinagem Brasil 

Tags
grafeno lançamento nanotecnologia tecnologia montadora
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.