Tupy desenvolve motor em CGI mais leve que alumínio

A Tupy requereu a patente do que afirma ser um novo conceito de bloco de motor de ferro fundido, e que poderá servir como uma alternativa para os sistemas de motorização de veículos híbridos.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Ricardo, empresa global de engenharia e consultoria ambiental que é especializada nos setores de transporte, energia e recursos escassos.

Os detalhes do projeto serão apresentados em congressos internacionais a partir de 2022. De acordo com a Tupy, a solução desenvolvida utiliza o vasto conhecimento e experiência da empresa no desenvolvimento de ligas metálicas.

Segundo André Ferrarese, diretor da Tupy Tech, a área de pesquisa e desenvolvimento disruptivos da companhia, os blocos utilizam o chamado Compacted Graphite Iron (CGI), que tem a mesma robustez e resistência do ferro, mas é mais leve e similar aos blocos de alumínio.

“Mas, neste projeto, conseguimos chegar a um peso cerca de 5% abaixo dos componentes em alumínio, o que foi bastante desafiador, considerando que a densidade do ferro em relação ao alumínio é quase três vezes maior”, ele explica.

Ferrarese acrescenta que, na validação da prova de conceito, além da adequada resistência estrutural, também foram observados benefícios adicionais, como a redução de ruído.

Portal de Inovação - A Tupy também lançou na semana passada o “Portal de Inovação Aberta”, que reunirá desafios tecnológicos carentes de soluções inovadoras e customizadas.

No site, a empresa irá divulgar questões para as quais quer contar com a contribuição de pesquisadores para gerar ideias e soluções, que poderão inclusive ser uma combinação das diferentes propostas submetidas.

Cada tema ficará disponível para submissão de propostas por um período entre 2 a 4 meses, dependendo do grau de complexidade da questão e da prontidão das contribuições do ecossistema.

A plataforma pode ser acessada pelo endereço www.tupy.com.br/inovacao-aberta. Os interessados podem enviam as propostas pelo próprio site.

Segundo a Tupy, o portal pretende ser uma ampliação da conexão da companhia com universidades, pesquisadores, startups, estudantes e fornecedores, entre outros atores do ecossistema de inovação.

Fonte: Usinagem Brasil

Tags
tupymotor em CGImais levealumínio
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.