Ranking global também mostra bons resultados da Tesla entre as marcas e do grupo sul-coreano Hyundai-Kia
O Ranking Mundial de Marcas de Automóveis 2020, consolidado pela consultoria Focus2Move, mostra que a Toyota seguiu como a marca mais vendida do planeta em 2020, registrando 10,5% de participação no mercado automotivo mundial, com 7,86 milhões de veículos vendidos – queda de 12,2% na comparação com 2019.
Assim, mesmo com os impactos da crise
mundial provocada pela Covid-19, a marca japonesa conseguiu ampliar sua
vantagem em relação à vice-líder Volkswagen.
De acordo com os analistas do Focus2Move, a Toyota – que
lidera esse ranking desde 2010 – se beneficia de sua estratégia de
concentrar seus principais produtos em uma só marca, enquanto as fabricantes
rivais preferem oferecer seus veículos com várias logomarcas a fim de estarem
presentes em um número maior de segmentos. A Toyota possui apenas a divisão de
luxo Lexus e a Daihatsu, dedicada a carros pequenos.
Segunda colocada, a Volkswagen obteve 7,6% de participação
no mercado global, com 5,73 milhões de unidades vendidas (queda de 16,8% em
relação a 2019), e perdeu terreno por conta de sua grande dependência do
mercado chinês, que responde por mais de 40% dos veículos comercializados pela
marca.
Quem fechou o pódio em 2020 foi a Ford, com 4,18 milhões de
veículos vendidos (retração de 18,3%), seguida na quarta posição pela Honda e
suas 3,97 milhões de unidades (recuo de 14,1%) e a Hyundai em quinto, com 3,71
milhões de carros vendidos (-15,2%).
A sexta posição do ranking ficou com a Nissan, que reportou
3,48 milhões de automóveis vendidos (-20,4%), enquanto a Chevrolet, no sétimo
posto, registrou a maior queda de vendas em relação a 2019 (22,4%), com 2,96
milhões de unidades.
Já a Kia, com 2,82 milhões de carros comercializados no
mundo, teve a menor retração entre as 10 marcas mais vendidas, de 4,6%. A
Mercedes-Benz, com 2,37 milhões e recuo de 8,2%, terminou o ano na nona posição
e a BMW – estreando no ranking das dez mais – ficou com a décima colocação, com
2,05 milhões de veículos vendidos e queda de 8,4%.
Com tantos resultados negativos, chamou a atenção o
desempenho da Tesla, que conseguiu evoluir 46,8% nas vendas, com 533.480
veículos, resultado que superou a meta anunciada, que era de 500 mil unidades
para o ano.
Grupo VW domina entre os maiores fabricantes
Já o ranking de vendas dos grupos automotivos, também
elaborado pela Focus2Move, tem o Grupo Volkswagen na liderança mais uma vez,
graças aos seus 9,31 milhões de veículos comercializados de nove marcas, que
correspondem a 11,6% de participação no mercado. Mesmo assim, a queda no número
de vendas na comparação com 2019 foi significativo, de 14,5%.
O Grupo Toyota com suas três marcas também repetiu
a colocação do ano anterior, com a vice-liderança e 11,1% de participação – 0,1
ponto a mais que em 2019 – e 8,9 milhões de unidades vendidas (queda de 12%).
A Aliança Renault-Nissan, com 7,95 milhões de veículos
(recuo de 20,5%) ficou em terceiro lugar, seguida pelo Grupo Hyundai (Hyundai e
Kia), com 6,52 milhões (-10,4%). Os sul-coreanos, aliás, certamente foram
beneficiados pelo bom desempenho de seu país no combate à pandemia.
A quinta posição no ranking de 2020 ficou com a General
Motors que totalizou 6,26 milhões de veículos (retração de 13,2%), seguida por
Honda Motor, com 4,5 milhões de automóveis (-14,1%) e Ford Motor Company, com
4,15 milhões de unidades (-18,3%).
Os grupos FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e PSA (Peugeot Citroën) só se juntaram oficialmente a partir deste ano na Stellantis, então seus resultados foram registrados separadamente e lhes deram, coincidentemente, oitava e nona colocações, com 3,9 milhões e 2,91 milhões de veículos vendidos e quedas de 16,8% e 22%, respectivamente.
Se a fusão tivesse sido completada em
2020, os 6,8 milhões de veículos de 13 marcas colocariam a Stellantis na
posição de quarta maior fabricante de veículos do mundo.
A décima posição ficou com o grupo alemão Daimler, dono das
marcas Mercedes-Benz e Smart, que vendeu 2,55 milhões de automóveis e
comerciais leves (-12,2%).
Fonte Automotive Business
Tags
Automóveis automotivo montadoras Toyota mercadoCompartilhe
Revista Ferramental
Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.