Toyota foi a marca mais vendida no mundo em 2020; Grupo VW liderou os fabricantes

Ranking global também mostra bons resultados da Tesla entre as marcas e do grupo sul-coreano Hyundai-Kia

O Ranking Mundial de Marcas de Automóveis 2020, consolidado pela consultoria Focus2Move, mostra que a Toyota seguiu como a marca mais vendida do planeta em 2020, registrando 10,5% de participação no mercado automotivo mundial, com 7,86 milhões de veículos vendidos – queda de 12,2% na comparação com 2019. 

Assim, mesmo com os impactos da crise mundial provocada pela Covid-19, a marca japonesa conseguiu ampliar sua vantagem em relação à vice-líder Volkswagen. 

De acordo com os analistas do Focus2Move, a Toyota – que lidera esse ranking desde 2010 – se beneficia de sua estratégia de concentrar seus principais produtos em uma só marca, enquanto as fabricantes rivais preferem oferecer seus veículos com várias logomarcas a fim de estarem presentes em um número maior de segmentos. A Toyota possui apenas a divisão de luxo Lexus e a Daihatsu, dedicada a carros pequenos. 

Segunda colocada, a Volkswagen obteve 7,6% de participação no mercado global, com 5,73 milhões de unidades vendidas (queda de 16,8% em relação a 2019), e perdeu terreno por conta de sua grande dependência do mercado chinês, que responde por mais de 40% dos veículos comercializados pela marca. 

Quem fechou o pódio em 2020 foi a Ford, com 4,18 milhões de veículos vendidos (retração de 18,3%), seguida na quarta posição pela Honda e suas 3,97 milhões de unidades (recuo de 14,1%) e a Hyundai em quinto, com 3,71 milhões de carros vendidos (-15,2%). 

A sexta posição do ranking ficou com a Nissan, que reportou 3,48 milhões de automóveis vendidos (-20,4%), enquanto a Chevrolet, no sétimo posto, registrou a maior queda de vendas em relação a 2019 (22,4%), com 2,96 milhões de unidades. 

Já a Kia, com 2,82 milhões de carros comercializados no mundo, teve a menor retração entre as 10 marcas mais vendidas, de 4,6%. A Mercedes-Benz, com 2,37 milhões e recuo de 8,2%, terminou o ano na nona posição e a BMW – estreando no ranking das dez mais – ficou com a décima colocação, com 2,05 milhões de veículos vendidos e queda de 8,4%.

Com tantos resultados negativos, chamou a atenção o desempenho da Tesla, que conseguiu evoluir 46,8% nas vendas, com 533.480 veículos, resultado que superou a meta anunciada, que era de 500 mil unidades para o ano. 


 

Grupo VW domina entre os maiores fabricantes

Já o ranking de vendas dos grupos automotivos, também elaborado pela Focus2Move, tem o Grupo Volkswagen na liderança mais uma vez, graças aos seus 9,31 milhões de veículos comercializados de nove marcas, que correspondem a 11,6% de participação no mercado. Mesmo assim, a queda no número de vendas na comparação com 2019 foi significativo, de 14,5%. 

O Grupo Toyota com suas três marcas também repetiu a colocação do ano anterior, com a vice-liderança e 11,1% de participação – 0,1 ponto a mais que em 2019 – e 8,9 milhões de unidades vendidas (queda de 12%). 

A Aliança Renault-Nissan, com 7,95 milhões de veículos (recuo de 20,5%) ficou em terceiro lugar, seguida pelo Grupo Hyundai (Hyundai e Kia), com 6,52 milhões (-10,4%). Os sul-coreanos, aliás, certamente foram beneficiados pelo bom desempenho de seu país no combate à pandemia. 

A quinta posição no ranking de 2020 ficou com a General Motors que totalizou 6,26 milhões de veículos (retração de 13,2%), seguida por Honda Motor, com 4,5 milhões de automóveis (-14,1%) e Ford Motor Company, com 4,15 milhões de unidades (-18,3%). 

Os grupos FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e PSA (Peugeot Citroën) só se juntaram oficialmente a partir deste ano na Stellantis, então seus resultados foram registrados separadamente e lhes deram, coincidentemente, oitava e nona colocações, com 3,9 milhões e 2,91 milhões de veículos vendidos e quedas de 16,8% e 22%, respectivamente. 

Se a fusão tivesse sido completada em 2020, os 6,8 milhões de veículos de 13 marcas colocariam a Stellantis na posição de quarta maior fabricante de veículos do mundo. 

A décima posição ficou com o grupo alemão Daimler, dono das marcas Mercedes-Benz e Smart, que vendeu 2,55 milhões de automóveis e comerciais leves (-12,2%).   


Fonte Automotive Business

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