Tornos fecha parcerias para qualificação de mão de obra

Recentemente, a Tornos fechou acordo com o Senai, no qual disponibilizou um torno cabeçote móvel do tipo suíço Swiss DT26 HP para aulas práticas na Escola Roberto Simonsen, localizada no bairro do Brás, em São Paulo (SP).

“Esta parceria faz parte de um dos nossos objetivos com a indústria brasileira. Sabe-se o quanto é importante capacitar pessoas para operar toda a tecnologia que está a caminho e que esses futuros profissionais possam trabalhar em máquinas com alto valor agregado e extra precisão e produtividade”, observa Naiane Nunes, diretora de operações na América do Norte e Brasil.

Ellen Mariano, coordenadora de Relacionamento com a Indústria no Senai, conta que o pontapé inicial do relacionamento com a Tornos aconteceu devido à reportagem Mulheres conquistam espaço na área de usinagem, publicada pelo Usinagem-Brasil, que trazia ela e Naiane Nunes como entrevistadas. Elas, então, iniciaram as conversas sobre o projeto.

A máquina-ferramenta, que chegou em junho, será utilizada por alunos do 3º e 4º semestre dos cursos de Aprendizagem Industrial Mecânico de Usinagem, Técnico em Mecânica e em Mecatrônica, e na Formação Inicial e Continuada – preparação, programação e operação de torno CNC de cabeçote móvel. 

Neste primeiro momento, a parceria acontece apenas na Escola Roberto Simonsen. Porém, a ideia é fortalecer o projeto para depois ganhar capilaridade e chegar a outras unidades Senai.

Ellen afirma que a parceria é um up grade em questão de oferta de tecnologia para os alunos, que vão ter aulas práticas com a máquina. 

“Como a Tornos tem tecnologias diferenciadas, os nossos docentes passaram por um treinamento com as equipes nacional e suíça da Tornos. Nós já temos máquinas de cabeçote móvel na escola, mas há muitas diferenças, como design, funcionalidade e desempenho. A gente teve um ganho expressivo com essa máquina aqui dentro”, diz.

Além da transferência de tecnologia, Tornos e Senai têm o objetivo de fomentar o mercado por meio da qualificação de mão de obra.

A coordenadora aponta que isso traz segurança para muitas empresas investirem em novas máquinas, já que terão profissionais disponíveis no mercado para operá-las.

“A gente tem se empenhado muito em apresentar a máquina para os alunos. É um comprometimento nosso que os alunos dos cursos com matérias correlacionadas à usinagem passem pela máquina. Os alunos já vão para o mercado conhecendo um torno cabeçote móvel do tipo suíço”, destaca.

Maíra Portela, 21 anos, é formada em Tecnologia em Mecânica, Técnico em Mecatrônica e CAI de Mecânica de Manutenção. Hoje, ela faz estágio como assistente técnica no Senai, além de graduanda em Engenharia de Produção. Ela teve a oportunidade de participar do treinamento da Tornos, com um profissional da Suíça. 

“Depois disso iniciei o curso de preparação, programação e operação de torno tipo suíço, faço parte da primeira turma. É muito interessante conhecer a tecnologia. Foi um privilégio poder participar do treinamento com os professores”, comenta a aluna.

Outro ponto de extrema importância, tanto para a Tornos, quanto para o Senai, é o ingresso de mulheres na área de usinagem visando a equidade de gênero.

“Existem empresas que investem em equidade de gênero, como a Tornos. Temos uma ex-aluna que trabalha na empresa, na parte técnica. Eu fico feliz de ver o quanto a Tornos fala que quer mais mulheres em seu time. Infelizmente, para as mulheres ainda há muitos obstáculos para ingressar no mercado de trabalho. Nós somos bastante competentes para conquistar nossos espaços e o principal caminho é não desistir”, enfatiza Ellen Mariano.

Parceria internacional

A Tornos também acaba de estabelecer parceria com o Titans of CNC, referência mundial em ensino online e gratuito em usinagem CNC.

Conforme informado em comunicado da fabricante, a iniciativa – idealizada por Titan Gilroy – é uma resposta à escassez global de mão de obra qualificada.

Para a Tornos, a oportunidade será um meio de apresentar tornos suíços com tecnologias inovadoras e de proporcionar treinamento gratuito para os usuários do Titans of CNC, que mantém uma Academia que traz cursos e uma série de vídeos dedicada à usinagem CNC. Todos os conteúdos são gratuitos.

Atualmente, mais de 155 mil estudantes, de 170 países, já se participaram de atividades do Titans of CNC, que está desenvolvendo um departamento dedicado à usinagem em tornos suíços de última geração, no Texas (EUA). 

Em breve, a academia vai disponibilizar vídeos sobre o tema.

Para conhecer o Titans of CNC, acesse https://titansofcnc.com

Fonte: Usinagem Brasil

Tags
Tornosqualificaçãomão de obra
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.