Tesla no Brasil: SC enviará comitiva para negociar com Elon Musk

Autoridades do governo do Estado de Santa Catarina estão em negociação direta com executivos da Tesla

O diálogo busca fortalecer a posição do estado como um dos principais candidatos para receber a fábrica de Elon Musk, que busca se instalar na América do Sul até 2023. Segundo o NSC Total, uma comitiva catarinense está sendo preparada para negociação com a empresa.

Derian Campos, secretário de Assuntos Internacionais de Santa Catarina, foi quem teve o primeiro contato com o comando da Tesla — mais especificamente, com Elon Musk. Em uma correspondência, o secretário destacou o potencial econômico e empreendedor do território catarinense, além de citar a presença de outras montadoras no estado, como a BMW e General Motors (GM).

“A capital de Santa Catarina, Florianópolis, é referência nacional em tecnologia e inovação; hospeda, atualmente, três centros tecnológicos, três incubadoras de negócios e diversos escritórios de inovação.”, declara em um trecho.

O encontro entre autoridades de Santa Catarina e executivos da Tesla ainda não tem data ou local definido — mas deve ser em breve. No fim do mês passado, o site InsideEVs confirmou que o governo brasileiro, por meio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação do Brasil, tem interesse em sediar uma fábrica da conhecida montadora de veículos elétricos de luxo.

Apesar do otimismo, analistas consideram inviável a instalação da fábrica no Brasil. Segundo eles, o altíssimo custo dos veículos Tesla — com o veículo mais barato saindo por volta de US$ 40 mil — não teria demanda significativa em qualquer país da América Latina.

No Brasil, especificamente, o mercado de veículos elétricos ainda é pequeno. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostram que a quantidade de carros elétricos vendidos em 2019 não passa de 600 unidades — um número insignificante, considerando a venda de 2,26 milhões de veículos à combustão no país.

Fonte Tecmundo 

Tags
Elon MuskTesla
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.