Tecnologia para segurança e produtividade em plantas industriais é destaque na 34ª Expo Usipa

Evento acontece em julho, em Ipatinga, Minas Gerais; startup baiana Trackfy vai expor solução que usa Internet das Coisas, algoritmos e análise de dados para aumentar segurança, produtividade e alertar riscos de sinistros

A indústria de Minas Gerais responde por 13% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial do Brasil, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). É neste contexto de pujança que ocorre a tradicional Expo Usipa — Exposição Industrial, Comercial e Prestação de Serviços, que chega este ano à 34ª edição. Entre os destaques, estão as inovações tecnológicas.

A Expo Usipa acontece em Ipatinga, entre os dias 17 e 19 de julho. São esperados 30 mil visitantes, mais de 1,5 mil encontros de negócios, 70 palestras técnicas e 300 expositores. Entre estes expositores estará a Trackfy Tecnologia, apresentando sua solução de segurança e produtividade em plantas industriais e canteiros de obras.

Com escritórios em Salvador e São Paulo, a Trackfy já fornece sua solução para polos industriais de Minas Gerais, da Bahia (Camaçari) e São Paulo (Cubatão, Campinas e Mauá). A participação, com estande e como expositora na Expo Usipa, deve ampliar as possibilidades de negócios da startup. “A participação da indústria no PIB de Minas Gerais é de mais de um terço, 34%, segundo a CNI, com destaque para a indústria pesada”, observa o CEO da Trackfy, Túlio Cerviño.

A solução desenvolvida pela startup identifica gargalos dentro de plantas e canteiros, e agiliza a identificação e mitigação de riscos de segurança. Com isso, além de permitir ao gestor otimizar a gestão de atividades, proporciona a evacuação imediata de áreas afetadas por sinistros. A solução é capaz de reduzir em 30% o tempo total de evacuação plena.

“Na prática, isso significa vidas sendo salvas”, ressalta Cerviño. “Ademais, a eficiência na resposta tem impacto financeiro também, já que pode gerar economias de até R$ 2 milhões ao evitar as consequências de tais sinistros”, acrescenta o executivo.

A solução é constituída por emissores de sinal, podendo ser no modal de capacetes e crachás dos funcionários de uma planta industrial ou canteiro de obras. A todo instante, a solução emite dados e informações para uma plataforma em nuvem. A partir de recursos como Internet das Coisas (IoT), análise de dados (data analytics) e algoritmos, a solução dá aos gestores uma análise online da situação no ambiente de trabalho.

“Desse modo, se há algum entrave obstruindo operações e produção, ou ao menor indício de acidente ou outro evento do gênero, decisões podem ser tomadas de imediato”, pontua o CEO da Trackfy. “A solução logo permite enxergar quando trabalhadores estão em zonas de risco ou afetadas pelos sinistros. Então, a evacuação e qualquer outra medida necessária, como um socorro, podem ser providenciadas antes que o pior aconteça.”

Nos últimos meses, a solução foi destaque em pelo menos dois grandes eventos. Em maio, no Bahia Oil&Gas Energy, realizado na capital baiana e direcionado à indústria de petróleo, gás e energia. Em junho, no IoT Solutions Congress, realizado em São Paulo — a Trackfy foi uma das 100 startups selecionadas para expor suas experiências no desenvolvimento de soluções que utilizam a Internet das Coisas (IoT) como recurso tecnológico.

SERVIÇO

34ª Expo Usipa - Exposição Industrial, Comercial e de Prestação de Serviços

Av. João Cláudio Teixeira Salles, 801, Horto, Ipatinga/MG

https://expousipa.com/

Tags
Compartilhe

Trackfy

A Trackfy é a parceira ideal para elevar a performance, economia, produtividade, segurança e bem estar na sua indústria ou canteiro de obra. Descubra como podemos levar o seu negócio ao próximo nível.