Setor de fundição estima crescer 15% em 2021

A indústria brasileira de fundição se mostra otimista em relação a 2021. A Abifa, entidade que reúne as empresas do setor, divulgou estimativa de crescimento para este ano. 

”Tendo em vista as projeções já divulgadas pelos principais setores clientes da fundição e a reação da própria indústria no segundo semestre de 2020, a expectativa da Abifa para o exercício 2021 é de crescimento entre 12% e 15% em 2021, em relação ao ano passado”, diz comunicado de imprensa da entidade.

O setor fechou 2020 com queda de 9,4% na produção em relação ao ano anterior, segundo o balanço divulgado na semana passada. 

A produção brasileira de fundidos totalizou 2.073,2 mil t em no ano passado. De acordo com a entidade, a queda é decorrente dos efeitos da pandemia na economia mundial, que afetaram tanto a demanda interna de fundidos, quanto a externa.

De acordo com a Abifa, o setor registrou sensível melhora nos indicadores no segundo semestre do ano passado, com o aumento da demanda de seus principais mercados consumidores, casos do setor automotivo, de mineração e de máquinas e equipamentos. 

“Em dezembro, apesar dos problemas com a aquisição de insumos e os altos preços praticados, a produção de fundidos foi +22,4% superior à do mesmo mês de 2019”, informa a entidade.

O mercado interno respondeu por 87,5% das vendas da indústria nacional, o equivalente a 1.813,3 mil t, volume 5,8% inferior ao consumido em 2019 (1.924,8 mil t). 

Nos meses de novembro e dezembro o setor registrou significativa melhora das exportações, tanto em peso (+25,5%) quanto em valor (+17,0%). 

Para a Abifa, este desempenho sugere uma retomada dos embarques de fundidos e estabilidade nos próximos meses.

Fonte Usinagem Brasil 

Tags
fundiçãoindústriamercado Abifa
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.