Senai PR formará profissionais em microusinagem com apoio da Tornos

(20/08/2023) – A unidade CIC do Senai Paraná será a primeira do Brasil a ofertar cursos de formação de profissionais em microusinagem com torno de cabeçote móvel. A informação foi divulgada pelo Senai PR durante a cerimônia de instalação do espaço Tornos + SolidCam + Senai, em Curitiba, quando foi assinada a concessão de uma máquina SwissNano 7, fornecida pela Tornos.

Presente à cerimônia, Michael Hauser, CEO global da Tornos, observou que, “a partir de agora, a unidade CIC do Senai Paraná, seus professores e alunos possuem a avançada tecnologia em tornos de cabeçote móvel, a fim de oferecer mais recursos para o ensino-aprendizagem destes que serão o futuro da manufatura”.


Para Fabiane Franciscone, diretora Regional do Senai Paraná, a parceria realizada com a Tornos vem para consolidar ainda mais a vocação do Senai, de formar colaboradores com excelência de acordo com as demandas industriais. “Ganham as indústrias, com trabalhadores altamente capacitados, e ganha também a sociedade, com as novas oportunidades de trabalho que se abrem”, disse a diretora.

Fabiane lembrou ainda que – com as licenças de software cedidas pela SolidCAM – espera a efetivação de cerca de 800 matrículas para a programação CNC com o uso deste software. “Num futuro próximo, esses profissionais atuarão, principalmente, na fabricação de peças para as áreas médica, eletrônica, odontológica e de micromecânica”, afirmou.

Naiane Nunes, diretora de operações da Tornos na América do Norte e Brasil, destacou que um pilar importante para a empresa é o treinamento e a capacitação de mão de obra. “Sabe-se o quanto é importante capacitar pessoas para operar toda a tecnologia que está a caminho e que esses futuros profissionais possam trabalhar em máquinas com alto valor agregado, alta precisão e produtividade”, disse.

Já Camila Sarantopoulos, CEO da SolidCAM Brasil, lembrou que “os alunos que em breve passarão por este laboratório e pela sala maker serão profissionais dedicados a uma área específica, com acesso a uma máquina referência no mercado de usinagem de precisão e um dos softwares CAM de maior crescimento no mundo, com poderosos recursos para máquinas de cabeçote móvel”, disse. “Que os alunos saiam daqui preparados para entregar um trabalho de excelência e muita qualidade. Que se sintam valorizados e comprometidos em fazer um trabalho superior e que sejam ainda mais valorizados no mercado de trabalho, cada vez mais exigente e competitivo”.

SwissNano – Destinado à produção de implantes e acessórios para as áreas médica e odontológica, além de peças para área eletrônica, o torno de cabeçote móvel SwissNano 7  foi projetado para usinar barras de até 7 mm de diâmetro e atender a demanda de peças de alta precisão. A máquina passa a integrar a Oficina Metalmecânica da unidade CIC do Senai Paraná, no espaço Tornos + SolidCam + Senai.

Tags
tornossenaimicrousinagemprofissionais
Compartilhe

Usinagem Brasil

O Usinagem-Brasil é um site jornalístico independente, editado pela De Fato Comunicações Ltda., voltado à cobertura da indústria metal-mecânica, com foco principal em máquinas-ferramenta, ferramentas de corte, equipamentos, acessórios, automação etc. e demais informações ligadas ao universo da usinagem.