Senai e montadoras já repararam 100 respiradores

A Iniciativa + Manutenção de Respiradores - força-tarefa que reúne o Senai e várias indústrias, em operação desde o dia 30 de março - recebeu até o último dia 7 de abril 599 respiradores mecânicos que estavam fora de uso em hospitais por falta de manutenção ou necessitando de consertos. 

Destes, 37 já foram reparados e estavam em processos de devolução para os hospitais de origem. Outras 63 unidades estavam em fase de calibração.

Nas cinco fábricas da GM envolvidas na operação, já foram recebidos 91 respiradores. “Estamos realizado os reparos nas nossas instalações em Gravataí (RS), Joinville (SC), São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Indaiatuba (SP). Mais de 65 empregados da GM voluntários estão envolvidos no processo e mais serão convidados a se juntar ao grupo conforme a demanda crescer”, afirma Carlos Sakuramoto, gerente de Inovação da GM.

Em Belo Horizonte, 18 respiradores estão sendo reparados no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) do Senai.  Marcelo Prim, gerente-executivo de inovação e tecnologia do Senai, explica que assim que forem consertados, os respiradores voltarão aos estados de origem para atender os pacientes que precisarem. "Talvez nem todos tenham conserto. De alguns pode ser retirada alguma peça para consertar outro. Mas muitos vão estar funcionando para equipar os hospitais", diz Prim.

A iniciativa está contando também com o apoio das Forças Armadas. No último dia 6, uma aeronave VC-99 transportou respiradores do Amapá para conserto em Minas Gerais. O avião, adaptado para transportar até 4000 kg de carga, saiu de Brasília levando doses de vacinas para Palmas (TO) e Macapá (AP), além de cinco respiradores do Hospital das Forças Armadas, que estão quebrados. Na capital amapaense foram recolhidos mais 13 respiradores, metade dos equipamentos disponíveis nas UTIs no município. As 18 unidades foram para conserto em Belo Horizonte.

A rede conta com 35 pontos de recepção e manutenção de respiradores distribuídos pelo país, nas unidades do Senai e fábricas de montadoras e outras indústrias em 19 estados (AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PR, PB, PE, RJ, RN, RG, SC e SP). Hospitais de outros estados podem entrar em contato com uma unidade local do Senai para tentar viabilizar o envio dos equipamentos para manutenção. Participam da iniciativa o Senai e os parceiros: ArcelorMittal, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ford, General Motors, Honda, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Poli-USP, Jaguar Land Rover, Mercedes-Benz do Brasil, Moto Honda, Renault, Scania, Toyota e Vale. Nesta semana, a Volkswagen também passou a integrar a rede.

No Brasil, segundo dados da LifesHub Analytics e a Associação Catarinense de Medicina (ACM), existem 65.235 respiradores mecânicos no país, sendo 17.837 na rede privada e 47.398 no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que 3,6 mil deles estão fora de operação. A estimativa é que cada ventilador recuperado poderá atender até dez pessoas.


Fonte Usinagem Brasil 

Tags
SENAI montadoras respiradores covid-19
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.