Senai inicia em Joinville curso técnico inédito no Brasil para área de fundição

O Senai em Joinville deu início nesta segunda-feira, 21, à formação técnica em fundição, curso inédito no país, feito em parceria com a Associação Brasileira de Fundição (Abifa) e com empresas do setor. Mais de R$ 2 milhões estão sendo investidos em novos laboratórios na unidade para formar os técnicos industriais.

De acordo com a Abifa, o setor responde no país pela produção de 816 mil toneladas de produto acabado. Em Santa Catarina, emprega 20 mil pessoas e é um dos segmentos que mais se destacam na geração de postos de trabalho.

“Mais da metade das empresas de metalurgia e fundição catarinenses estão em Joinville e representam uma relevante fatia da produção industrial do estado. Por isso o Senai vem ampliando os investimentos em formação, pesquisa e inovação para o setor”, comentou o diretor de educação e tecnologia da Fiesc, Fabrizio Machado Pereira, na aula inaugural do curso.

Nesta primeira turma serão formados profissionais que trabalham na Weg, Tupy, Docol e Nidec que estão sendo apoiados por bolsas de estudo oferecidas pelas empresas.

Dados do Observatório Fiesc mostram que o setor da metalurgia foi responsável pela maior taxa de crescimento na produção industrial catarinense em 2021.

A expansão de 42,3% recuperou a queda de 14,0% registrada em 2020. Além do aumento da demanda externa, o bom momento do setor da construção vem gerando impactos positivos na indústria metalúrgica.

Fonte: O município de Joinville

Tags
senaijoinvillecurso técnicofundição
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.