Sem semicondutores, Volks vai reduzir produção em São Bernardo

A medida, aprovada pelos trabalhadores, estabelece uma jornada 24% menor na unidade a partir de julho

A Volkswagen reduzirá, a partir de julho, a jornada de trabalho dos funcionários da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos os modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro. 

A redução será de 24% na produção por causa da falta de componentes, em especial semicondutores, informou o sindicato local dos metalúrgicos na quarta-feira, 22.

A medida será aplicada a partir de 7 de julho, data em que parte do quadro da produção da unidade voltará das férias coletivas de dez dias que começarão em 27 de junho. 

O sindicato informou, ainda, que a diminuição da jornada, bem como redução salarial em 12%, foram termos negociados com a montadora em 2020.

Falta de semicondutores motivou férias coletivas na Volks

Segundo o diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno, a montadora pretendia suspender um turno de produção como alternativa para a falta de fornecimento de chips. A redução da jornada, na visão da entidade, no entanto, produziria um impacto menor no quadro de funcionários e na cadeia de fornecedores.

“Buscamos a alternativa garantida no acordo e que não impactasse em toda a cadeia produtiva. É a melhor ferramenta que temos para o momento, que será avaliada mês a mês e que pode sofrer alterações até a normalização da situação”, disse o representante do sindicato.

Procurada pela reportagem, a montadora ainda não confirmou a aplicação da medida na unidade Anchieta até o fechamento desta matéria.

Afora as férias coletivas concedidas para a próxima semana, a Volks já havia concedido férias a cerca de 2,5 mil funcionários em maio também por problemas na cadeia de fornecimento de peças e semicondutores. 

A unidade Anchieta, como também é conhecida a fábrica de São Bernardo do Campo, tem um quadro formado por cerca de 8,2 mil trabalhadores, sendo 4,5 mil deles na produção.

Fonte: Automotive Business

Tags
semicondutoresvolkswagencrise
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.