Scania, VWCO e MAN retomam a produção nesta semana

O Grupo Traton - que reúne as marcas Scania, MAN, Volkswagen Caminhões e Ônibus - divulgou comunicado na semana passada informando que a maioria de suas fábricas no mundo irão retomar a produção nesta segunda-feira, 27 de abril, incluindo as instaladas no Brasil, com exceção da unidade mexicana da VWCO, que deve retornar às atividades no próximo dia 4 de maio.

Nio Brasil, onde as atividades foram interrompidas no dia 25 de março passado, a VWCO - que produz os caminhões da MAN e da Volkswagen em Resende (RJ) - informou que o reinício será gradual, garantindo todas as medidas de segurança aos colaboradores em suas linhas de montagem.

A prioridade sempre será a saúde de nossos colaboradores. Por isso, a retomada da produção será progressiva, nos permitindo também avaliar as condições da cadeia logística e de distribuição. Nossas áreas de Recursos Humanos e Produção têm um plano minucioso que obedece a todas as recomendações do Ministério da Saúde brasileiro e da Organização Mundial de Saúde”, diz Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Medidas de segurança 

Visando à segurança dos funcionários que retornarão ao trabalho nesta segunda feira, serão tomadas as seguintes precauções: Higienização dos ônibus fretados e redução do número de usuários em cada veículo; Controle de adensamento dos colaboradores; Restrição da capacidade de utilização dos restaurantes; Uso de máscaras e equipamentos de proteção individual, específicos para cada atividade; Entrega de máscaras descartáveis para visitantes e motoristas; Reforço na limpeza das salas e locais de uso comum; Colocação de diversos pontos de distribuição de álcool gel para higienização de mãos; Disponibilização de material para a higienização de máquinas e equipamentos; Apoio médico para colaboradores e familiares; Instalação de novos lavatórios para higienização das mãos; Comunicação constante com medidas de prevenção.

Scania - No caso da Scania, o Grupo Traton informou que “a princípio a Scania Vehicles & Services (na Suécia) testará a estabilidade de sua cadeia de suprimentos e de seus processos de linha de produção em dois dias úteis (da semana passada), que serão executados em um ritmo reduzido, atendendo aos requisitos de proteção à saúde. “Já as plantas da marca na França e no Brasil começarão a acelerar suas operações uma semana depois”.

A filial brasileira da marca informou que retomará as atividades nesta segunda-feira, em dois turnos. Segundo a empresa, isso permitirá maior distanciamento entre os funcionários da linha de montagem, além de ser mais adequado ao menor ritmo de produção.

A sede do Grupo Traton, em Munique, está passando por um processo de implantação de medidas de proteção e configurações necessárias, incluindo um sistema de orientação de rotas e conceitos de limpeza, para garantir uma reabertura gradual nas próximas semanas.

Fonte Usinagem Brasil 

Tags
ScaniaVWCO MAN produção mercado montadoras caminhões
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.