Sandvik Coromant ganha prêmio de inovação na IMTS

A organização da IMTS decidiu, pela primeira vez, realizar um concurso para premiar os produtos mais inovadores que estarão em exposição. Cerca de uma centena de empresas inscreveram suas principais novidades e o produto escolhido pela organização foi a ferramenta Silent Tools Plus, da Sandvik Coromant. Em segundo lugar ficou o Power-Check Magazine, da alemã OTT-Jakob, e em terceiro o CL200 Series, da norte-americana Logic Supply. O anúncio dos vencedores foi realizado antes do início da feira, que começa nesta segunda 10 de setembro.

A novidade da Coromant é o que se pode chamar de ferramenta inteligente. Originalmente uma ferramenta antivibratória para usinagem interna, a Silent Tools - em sua versão Plus - ganhou sensores que realizam a captura de dados - como temperatura, rugosidade, tempo de contato com a ferramenta e, claro, vibração - e envia essas informações por Bluetooth para o comando da máquina, para um tablet ou para a sala de engenharia.

“A ferramenta exibe dados fundamentais da operação para uma tomada de decisão imediata do operador ou da engenharia”, informa Aldeci Santos, gerente do Coromant Center do Brasil. “A Silent Tools Plus é uma ferramenta desenvolvida dentro do conceito de Indústria 4.0 e é um grande passo para se atingir a automação de um processo de manufatura avançada”.


Power-Check Magazine 

Desenvolvido pela OTT-Jakob, o Power-Check Magazine é um produto que reduz desperdícios, como no desgaste da ferramenta, danos aos spindle e tempo de inatividade da máquina, além de aumentar a segurança, com a monitoração da força de aperto em ferramentas.



CL200 

Produzido pela Logic Supply, o CL200 é basicametne um computador de placa única (SBC) de nível industrial, usados ​​para a implementação de sensores e para a otimização da coleta de dados em equipamentos industriais. Em geral frágeis e de baixacapacidade computacional, a Logi Supply resolveu esse problema desenvolvendo um SBC mais potente, com memória substancial e gabinete de proteção com várias opções de montagem e posicionamento.



MENÇÕES HONROSAS 

Vários produtos inscritos no concurso receberam menções honrosas, entre eles: o LaserPlus Measurement System, da Anca CNC Machines; o novo fluido de corte Synergy 735, da Blaser Swisslube; o LC50-Digilog, da Blum-Novotest; a Heidenhain com o Visual Setup Control (VSC) + Camera System VS 101; a Sandvik Coromant com o PrimeTurning e CoroTurn Prime; a Seco Tools com o Double Quattro 22 The Environment Friendly Cutter; e a Zoller, com o Zoller Smart Factory Solutions. A CGTech (com o Vericut Force Turning and Force Milling e Vericut Additive Manufacturing Simulation Software) e a Haimer (com o Haimer Microset VIO Linear Toolshrink e Haimer Tool Dynamic Preset Microset) receberam duas menções honrosas

Tags
IMTS Sandvik inovacao
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.