Saiba como se qualificar para a Indústria 4.0

Elencamos cursos e áreas que os profissionais podem procurar para estarem preparados para a quarta revolução industrial

A quarta revolução industrial já está batendo na porta das indústrias brasileiras. A maior parte dos profissionais que atuam nesse setor já entenderem a importância de se investir nele. 

De acordo com um estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) 90% dos industriais ouvidos concordam que a Indústria 4.0 “aumentará a produtividade” e que “é uma oportunidade ao invés de um risco”.

Apesar de estarem otimistas com este novo conceito, apenas 5% dos entrevistados se sentem “muito preparados” para superar os desafios da Indústria 4.0. Por outro lado,  23% disseram estar “nem um pouco preparados”.

Isso acontece porque a adequação a este novo modelo exige uma transformação de pensamento, modo de operação e tecnologias usadas nas fábricas.

Um dos principais desafios elencados pela pesquisa para a adesão das indústrias à quarta revolução é a mão de obra. Ainda são poucos os profissionais qualificados para atuar nas novas áreas criadas. 

De acordo com o estudo, a maior procura está por pessoas que possam operar nas áreas de automação, cibersegurança e (capacidade) analítica e preditiva, programação, gerenciamento de dados e também Data Science.


Profissionalização

Para quem quer se inserir neste contexto, portanto, é essencial procurar se adaptar para desenvolver as habilidades esperadas pelas fábricas adequadas ao conceito 4.0. 

Separamos alguns cursos que podem ser feitos por quem está procurando especialização nesta área.

Confira:

SENAI oferta mais de 10 cursos para quem quer se especializar nesta área, incluindo capacitações nas áreas de indústria avançada; Big Data; programação para internet das coisas; segurança cibernética; inteligência artificial;  integração de sistemas; robótica; cloud computing; manufatura aditiva; realidade virtual e aumentada; conceitos de indústria 4.0; entre outros. 

Universidade Federal do Paraná oferece um curso de Pós-graduação em engenharia industrial 4.0, que aborda temas como automação robótica, inovação,  fabricação inteligente, sensores e realidade aumentada, sustentabilidade, digitalização, produção enxuta e empreendedorismo. 

FAAP oferece um curso para profissionais já graduados que ensina a se posicionarem como viabilizadores de estratégias 4.0 dentro das indústrias.

Faculdade Metropolitana também oferece aulas que ensinam os conceitos e como se adaptar à crescente Indústria 4.0.

São muitos os cursos que ajudam os profissionais a se qualificarem para este novo cenário. 

Além das especializações direcionadas, estudo de áreas como engenharia, matemática, arquitetura, programação e outras pode ajudar a conectar os trabalhadores com a quarta revolução industrial.

A dica que fica aos profissionais é procurar por cursos em suas cidades para alavancar a carreira. 

O SENAI costuma ter um alto alcance em grande parte do país, além disso, existem os cursos à distância que podem ser uma saída para quem mora em cidades pequenas. 

Fonte: CIMM

Tags
SENAI Indústria 4.0.mercado CIMM automação carreira capacitação
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.