Queda nas vendas de veículos pode eliminar 30 mil empregos na indústria

Segundo a Bright Consulting, pandemia também terá forte impacto sobre a rede de concessionárias

A queda nas vendas no primeiro semestre pode ter como consequência a redução de 10 mil empregos nas montadoras e outros 20 mil na cadeia de autopeças, apesar do auxílio da Medida Provisória 936, que permite redução de jornada e salários para atenuar os efeitos da pandemia de Covid-19. A previsão é da Bright Consulting.

A consultoria também estima que 30% das concessionárias não consigam se sustentar por mais de 30 dias inativos sem ajuda “substancial” das montadoras. Outra consequência será a decisão de adiamento da compra de veículos (especialmente no curto prazo) por causa da descapitalização das famílias e até mesmo pela menor utilização dos veículos durante a quarentena.

A Bright Consulting acredita na necessidade de soluções ousadas, como financiamentos com início de pagamento em 2021, prática adotada pela FCA. A consultoria recorda que é preferível perder menos e vender os veículos que atravessar a crise com o estoque cheio.

A equipe da Bright recorda que os recentes abalos no setor automotivo relacionados à escassez de suprimentos e à desvalorização do real trazem a oportunidade de relocalização de componentes desviados principalmente à China e ao México nos últimos anos. Isso ocorreu por causa da falta de competitividade da indústria local.

Ao lado de medidas de curto prazo para sanar a falta de liquidez e permitir a sobrevivência das empresas, é fundamental que indústria e governo aproveitem o momento para acordar sobre a desoneração de impostos sobre produtos hoje importados, objetivando a localização da produção. Eles podem não gerar arrecadação num primeiro momento, mas certamente fortalecerão o mercado de trabalho e a escala necessária à melhoria da competitividade.

No início de março, a Bright Consulting foi a primeira empresa a divulgar perspectivas da paralisação e suas consequências na indústria automobilística. E no último dia 31 a empresa participou da primeira live #ABX20 promovida por Automotive Business durante a quarentena.

Veja abaixo as projeções de mercado e produção da Bright Consulting:




Fonte Automotive Business

Tags
veículosvendasempregos demissões Covid-19mercado automotivo montadoras
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.