Quatro empresas de Joinville estão entre as 150 mais inovadoras do país

Ranking do Valor Econômico foi divulgado nesta semana

Quatro empresas de Joinville estão entre as mais inovadoras do país, conforme ranking divulgado pelo Valor Econômico em parceria com a Strategy &, nesta terça-feira, 26, junto ao Anuário de Inovação Brasil 2022.

No ranking geral, estão entre as 150 mais inovadoras do Brasil as joinvilenses Whirlpool (13º), Ciser (55º), Nidec (88º) e Tupy (131°). A WEG, de Jaraguá do Sul, se destaca e aparece em quarto lugar.

No ano passado, a Whirlpool aparecia em 12º lugar. Já a Nidec subiu 52 posições. Em 2021 a empresa ocupava o 140º lugar no ranking geral.

A Ciser subiu 87 posições no ranking geral em relação a 2021, passando de 142ª para a 55ª posição em 2022.

“O reconhecimento enaltece o trabalho contínuo de todos os colaboradores da Ciser na busca da excelência e da qualidade em tudo que fazemos”, diz Aluísio Goulart, head de Inovação e Transformação Digital da Ciser.

A Ciser investe em inovação de processos e no lançamento de produtos com alta tecnologia. Um dos destaques é o Hub #Colmeia, um espaço colaborativo (físico e digital) que faz a conexão da Ciser com startups, universidades e corporações por meio de projetos que visam alavancar o modelo de negócio da organização.

A Tupy subiu 58 posições em relação a 2021 e passou a integrar o ranking das 150 empresas mais inovadoras do país neste ano.

“Com a ampliação dos nossos relacionamentos, por meio de estruturas como a Tupy Up e Tupy Tech, fortalecemos a cultura de inovação que a empresa pratica desde sua criação e contribuímos com a estratégia de curto, médio e longo prazo da Companhia”, conta Daniel Moraes, Head de Inovação e Transformação Digital da Tupy.

Ranking segmentado

Além disso, as empresas também se destacam no ranking segmentado. No setor de bens de capital, a Nidec aparece em terceiro lugar.

Com produção anual de mais de 20 milhões de compressores no Brasil, a Nidec Global Appliance conta com uma equipe de 250 engenheiros e 16 laboratórios com tecnologia de ponta em equipamentos e instalações. 

Um dos últimos lançamentos, que rendeu o reconhecimento no prêmio, foi o compressor do modelo VESH. Lançado em 2021, ele é voltado para refrigeradores domésticos.

“Este reconhecimento é resultado de uma cultura de inovação que inclui não apenas investimentos constantes no desenvolvimento de novos produtos, mas é também suportada por uma gestão que fomenta a melhoria contínua de processos e a colaboração de todos na busca por melhores resultados”, explica Guilherme Almeida, presidente adjunto da Nidec.

A Whirlpool está em primeiro lugar no ranking do setor de eletroeletrônica. No setor de materiais de construção, a Ciser está em terceiro lugar.

Confira o ranking por segmento:

Bens de capital

Embraer
WEG
Nidec Global Appliance
ThyssenKrupp
Siemens Energy

Eletroeletrônica

Whirlpool
Electrolux do Brasil
HP Brasil
Flex
Positivo Tecnologia SA

Materiais de construção

Saint-Gobain
Dexco
Ciser
Votorantim Cimentos
Lorenzetti S/A

Fonte O Município de Joinville 

Tags
Mercado ranking Inovação Joinville
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.