Professores do Instituto Mauá de Tecnologia recebem certificação pioneira em Indústria 4.0

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil), a ReThinking Works e a Symnetics receberam, no Campus Mauá de São Caetano do Sul, o eng. Jonas Kaufmann, especialista em Transformação Digital do Industrie 4.0 Maturity Center (I4.0MC), localizado em Aachen, na Alemanha. 

No encontro, Kaufmann conduziu o Expert Training em Indústria 4.0, a primeira certificação em Indústria 4.0 oferecida no Brasil a professores da pós-graduação e a profissionais que se interessam ou trabalham com o tema.

Foram três dias de atividades. “Nos dois primeiros dias, 23 e 24 de novembro, no campus do IMT, especialistas do setor que lideram programas de transformação digital tiveram a oportunidade de receber treinamento, com temas sobre a introdução e sensibilização à indústria 4.0, habilitadores para indústria 4.0, aplicação, visão digital e desenvolvimento de road map (melhores estratégias). 

No terceiro dia, 25, foi promovida a visita à fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, onde houve a discussão de aplicações de tecnologias habilitadoras e boas práticas da indústria 4.0”, detalha o professor doutor em Engenharia de Produção Antonio Carlos Dantas Cabral, que também é um dos coordenadores do curso de Pós-Graduação em Indústria 4.0 do IMT.

A VDI-Brasil desenvolve soluções para a cooperação em engenharia, tecnologia e inovação entre os dois países, além de oferecer a engenheiros da academia e da indústria uma plataforma de cocriação de soluções para desafios comuns dos dois países. 

Dessa discussão técnica, conduzida por clusters temáticos, derivam uma série de projetos de colaboração, publicações, eventos, simpósios e cursos.

“Essa certificação, denominada “Expert Training”, contribui para reforçar a real diferenciação entre a Indústria 4.0, um modelo de negócios, uma maneira de organizar a empresa, e utilizar para chegar à excelência e à eficácia operacional, e as tecnologias habilitadoras, que devem ser criteriosamente selecionadas para da sua correta implantação”, conclui Cabral.

Fonte: Ipesi

Tags
certificaçãoprofessoresindústria 4.0
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.