Produção brasileira de aço bruto tem alta de 2,3% em janeiro

Em Janeiro de 2019, a produção de aço  bruto foi de 2,9 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 2,3% frente ao mesmo mês de 2018. 

A produção de laminados foi de 1,8 milhão de toneladas, apresentando uma queda de 3,1% na mesma base de comparação. A produção de semiacabados para vendas totalizou 729 mil toneladas, com queda de 9,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior .

As vendas internas recuaram 3,7% frente a janeiro de 2018, atingindo 1,4 milhão de toneladas. O consumo aparente de produtos siderúrgicos foi de 1,5 milhão de toneladas, o que representa um recuo de 5,6% frente ao apurado no mesmo mês do ano anterior. 

As importações de janeiro de 2019 alcançaram 177 mil toneladas e US$ 212 milhões, resultando em uma queda de 18,4% em quantum e de 12,0% em valor na comparação com janeiro de 2018. 

Quanto às exportações, a SECEX/MDIC mudou a metodologia de coleta dos dados do Portal Único de Comércio Exterior, o que poderá gerar alterações e revisões significativas nos resultados de janeiro, assim como ocorreu entre agosto e dezembro. Até que o sistema esteja homologado, de forma a dar continuidade à tendência original dos dados, o Instituto Aço Brasil optou por não publicar, temporariamente, os indicadores de exportação.


Fonte Instituto Aço Brasil

Tags
aço brutoaço mercado importações Instituto Aço Brasilsiderurgia
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.