PLMX Soluções, Grupo Ânima e os avanços do ensino dual no Brasil

O Ensino dual é uma modalidade de ensino técnico que começou a ser utilizada na Alemanha e que cada vez mais passa a ser aceita e utilizada em outros países. 

Hoje o Ensino Dual é uma referência para o ensino técnico e cerca de 100 países já adotaram.

Recentemente o Grupo Ânima Educação, uma das organizações educacionais mais relevantes do país, fechou uma parceria com a PLMX Soluções, uma revenda da Siemens que permitiu trazer para o Brasil a realidade o Ensino Dual aos alunos das instituições pertencentes ao Grupo Ânima Educação.

Continue a leitura e entenda como o ensino dual pode agregar à formação e capacitação de profissionais no Brasil.

O que é o Ensino Dual?

O Ensino dual busca atuar com a teoria e focar na prática de estudantes através de um contato direto com a indústria e o meio corporativo. 

Na Alemanha o ensino profissionalizante é liderado por dois tipos de profissionais, o professor e o instrutor. O professor é responsável pelo ensino teórico, já o instrutor acompanha os alunos ao longo de sua experiência prática e ele é um profissional de empresa privada.

A vivência com o mundo corporativo e a experiência prática permitiram ao país diminuir as taxas de desemprego e formar profissionais qualificados conforme as necessidades reais do mercado.

O sucesso deste modelo de ensino profissionalizante chamou a atenção de outros países desenvolvidos e em desenvolvimento, que hoje atuam em parceria para trazer essa realidade aos seus estudantes.

No Brasil, algumas faculdades já começam a trabalhar com o Ensino Dual e desde 2014, com a inauguração do Centro de Competência de Formação Profissional, é possível obter apoio com a implantação do Ensino Dual.

O Ensino Dual e a Indústria 4.0 

Sabe-se que com o avanço da Indústria 4.0 e com a busca cada vez maior por competitividade no mercado, as empresas em todo o Brasil enxergam nas novas tecnologias a possibilidade de otimizar seus processos, acabar com gargalos de produção e diminuir custos.

O Brasil apresenta atualmente cerca de 14,8 milhões de desempregados segundo o IBGE e diante de tal situação existe outro agravante. 

No caso da indústria, a falta de mão de obra especializada para atender ao novo cenário de Indústria 4.0 dificulta à aderência destes profissionais nas vagas disponíveis.

Nesse sentido, o crescimento e a busca pelo Ensino Dual e sua aplicação no Brasil se faz essencial, especialmente em um cenário como este, no que diz respeito à necessidade e mão de obra qualificada.

A parceria entre a PLMX Soluções, Grupo Ânima e o ensino dual para a Indústria brasileira 

Em 2020, o Grupo Ânima Educação e a PLMX Soluções, uma revenda Siemens com mais de 10 anos no mercado, fecharam uma parceria para Ensino Dual, buscando principalmente oferecer aos alunos das instituições que fazem parte do grupo um ensino mais prático para os cursos de engenharia. 

O grupo é composto por 27 instituições de ensino – entre elas São Judas, Anhembi Morumbi e UNISOCIESC - em doze estados Brasileiros e essa foi a primeira parceria voltada para a iniciativa de implantar o Ensino Dual nas instituições, sendo hoje uma parceria de grande sucesso.

Em todos os semestres são oferecidos editais de inscrição, nos quais os alunos podem se inscrever para participar da iniciativa. 

Pelos editais, são selecionados 25 alunos por semestre e a PLMX Soluções oferece um treinamento totalmente prático e gratuito nas ferramentas Solid Edge ou NX CAD.

Essas são ferramentas CAD da Siemens que oferecem maior agilidade para a engenharia e desenvolvimento de produtos e são utilizados amplamente nos mais diversos segmentos no mercado.

Após o treinamento, os alunos que conseguirem atingir a pontuação necessária recebem uma certificação reconhecida pela PLMX Soluções, pelo Grupo Ânima e pela Siemens Digital Industries Software.

O grande diferencial é que os treinamentos oferecidos pela PLMX Soluções através dessa parceria para os alunos, são os mesmos treinamentos oferecidos para grandes empresas como AMBEV, Mueller Eletrodomésticos e Continental, por exemplo. 

Desse modo, os alunos têm o contato com situações práticas do dia a dia de profissionais da indústria.

Tags
Ensino Dual PLMX Indústria 4.0 competitividade ferramentas CAD
Compartilhe

PLMX

A PLMX Soluções é fornecedora líder de tecnologias e serviços de PLM (Product Lifecycle Management), incluindo soluções para a indústria da Siemens Digital Industries Software. Especializados em CAD, CAM e PLM ajudamos as empresas a estabelecerem uma vantagem competitiva ao otimizar seus processos, desde o planejamento e desenvolvimento até a fabricação, produção e suporte.