Pesquisadores descobrem como imprimir em 3D compostos de fibra de carbono em curto período

Conhecido por ser um material forte e leve, e que tem sido usado há décadas em tudo, desde painéis de aviões a raquetes de tênis, o composto de fibra de carbono é muito utilizado nas indústrias por conta das suas propriedades.

Segundo o site Phys.org, o professor assistente de engenharia mecânica na Walter Scott Jr. College of Engineering (Colorado, EUA), Mostafa Yourdkhani, está trabalhando para reduzir o custo, tempo e energia necessários para a produção dessas estruturas complexas, de acordo com seu artigo mais recente publicado na capa da ACS Applied Materials & Interfaces .

"Estamos tornando-o mais rápido e com maior eficiência energética", disse Yourdkhani. Os estudantes de doutorado em engenharia mecânica Morteza Ziaee e James W. Johnson também são autores do artigo. 

"Imagine que você quer assar um bolo e coloca a massa em uma bancada e ela vira apenas um bolo com gatilho. Para bolos, você precisa de moldes; aqui fazemos estruturas sem moldes. São moldes complexos, leves e economizam combustível”.

De acordo com a publicação, ele e sua equipe estão entre os primeiros do mundo a concluir esse tipo de impressão composta. 

Além disso, um vídeo em sua conta no LinkedIn conta com cerca de 1.000 curtidas de colegas de todo o mundo. 

"Um vídeo de nosso trabalho recente sobre impressão in situ e cura de compósitos termofixos reforçados com fibra descontínuos", afirma o post.

"Sou bastante apaixonado por essa tecnologia", disse Yourdkhani, "tendo trabalhado no campo de compósitos por muitos anos, esta tecnologia aborda todos os problemas que temos com a produção de compósitos".

Yourdkhani mostra o vídeo para ilustrar que ele e seus alunos de pós-graduação descobriram uma maneira de imprimir compostos de fibra de carbono em um período muito curto de tempo com o mínimo de calor. 

A maior parte da produção industrial de fibra de carbono requer aquecimento intenso de moldes que passam de 6 a 10 horas em enormes fornos do tamanho de semi-caminhões.

Esqueça os moldes gigantes e reduza o tempo para meros minutos – foi isso que a equipe de Yourdkhani fez para criar esses compósitos termofixos em seu laboratório. 

Os polímeros termofixos são líquidos que se tornam sólidos por meio de uma reação química unidirecional, o que significa que não voltarão a ser líquidos após o reaquecimento. O epóxi usado na marcenaria é um exemplo de polímero termofixo.


Print do vídeo de demonstração da técnica de impressão 3D de compostos de fibra de carbono de Mostafa Yourdkhani e seus alunos. Imagem: Reprodução Vimeo/ Colorado State University

Fonte: Redação CIMM/ Colorado State University

Tags
fibra de carbonoimpressão 3D
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.