A PaintExpo fecha pela sétima vez com resultados recorde

Feira internacional de revestimentos industriais em Karlsruhe (Alemanha) fascina visitantes e expositores

Oberboihingen – Na sua sétima edição, a PaintExpo deu continuidade à sua história de sucesso iniciada em 2006. Com 537 expositores de 29 países, a feira internacional de revestimentos industriais registou um novo recorde de expositores. O encontro do setor aumentou cerca de doze pontos percentuais, atingindo 11,790 visitantes, oriundos de 88 países, no total. 

“A PaintExpo é a feira mais importante no setor dos revestimentos industriais. Este ano tivemos oportunidade de estabelecer contactos de qualidade com empresas do setor do revestimento industrial e de interiores, por comparação com 2016, a partir dos quais surgiram oportunidades de negócio excelentes. 

Mantemos firma a nossa intenção de estar presente em 2020”, afirma Frederico Scaietti, Gerente de Negócios da Industrial Liquid Coatings, perante o entusiamo de Arsonsisi Spa, fabricante italiano de tintas de revestimento. Igualmente satisfeitos estavam os 537 expositores (mais 7,2 % em relação a 2016) que participaram na feira internacional de revestimentos industriais, entre 17 e 20 de abril. As empresas eram oriundas de 29 países, sendo que 36,3 % destas empresas eram estrangeiras, aprox. 5 % acima de 2016. Com um crescimento de 16,6 %, a sétima PaintExpo realizou-se numa área de exposição líquida de 15,674 quilómetros quadrados. 

O encontro deste setor estendeu-se, pela primeira vez, a três pavilhões uniformes no centro de exposições de Karlsruhe. “A PaintExpo registou uma grande evolução durante os últimos anos. Esta é a feira líder do setor e o local de encontro bianual, e representa, para nós, uma parte essencial do nosso plano de exposições. Achamos que o alargamento aos três pavilhões é um aspeto muito positivo. 


Este ano registámos um aumento significativo do número de contactos”, esclarece Martin Weidisch, Especialista Sénior de Marketing da J. Wagner GmbH. Este facto é sustentado pelo aumento de cerca de 12% do número de visitantes, para 11,790. 35,4 % dos visitantes (mais 7,4 %) vêm do estrangeiro para Karlsruhe. A par com a Alemanha, os países com o maior número de visitantes foram a Suíça, a Itália, a França, a Áustria, a Polónia, a República Checa, os Países Baixos e a Turquia. 

No total, o público especializado presente era oriundo de 88 países (74 países em 2016), vindos de todo o mundo para estar presentes na PaintExpo. “O elevado nível de internacionalização, o ambiente positivo nos pavilhões, bem como a satisfação visível nos rostos dos expositores são sinais evidentes do êxito da PaintExpo 2018, enquanto feira líder mundial“, assinala Jürgen Haußmann, diretor da FairFair GmbH e organizador da PaintExpo. 

Frank Berg, Diretor Executivo da Caldan Service GmbH reconhece também este facto: “Achamos que o número de visitantes internacionais foi ainda mais elevado que na última PaintExpo. A gama de setores dos visitantes era muito vasta. Participamos em inúmeras feiras, inclusive na Ásia e na América, mas a qualidade dos expositores e dos visitantes, os produtos e a paixão fazem da PaintExpo uma feira líder a nível mundial. Por este motivo, planeamos estar presentes nesta exposição, daqui a dois anos“.

 Elevado nível de especialização e apetência para o investimento

Decisivo para o sucesso da feira foi, para além da quantidade e do elevado nível de internacionalização, o público com competências especializadas e apetência para realizar investimentos. Este facto é reiterado por Daniela Nett, Departamento de Marketing da Dürr Systems GmbH: A nossa segunda participação na feira permitiu-nos confirmar que a PaintExpo é, para nós, uma das feiras mais importantes e estamos no sítio certo. Os visitantes sabem o que pretendem e, como tal, podemos negociar de forma concreta e com base em projetos muito concretos. Além disso, encontramos aqui visitantes de uma ampla gama de setores, o que é também um motivo para que gostemos de expor neste local. Ao invés de visitarmos várias feiras, aqui podemos encontrar representados todos os segmentos relevantes para a nossa empresa”. 

O Dr. Peter Dolscheid, diretor da DOK Chemie, tem uma experiência idêntica: “Os visitantes que se dirigiam a nós possuíam tarefas muito concretas e pudemos estabelecer acordos sobre o tratamento de amostras e visitas a empresas, o que é ideal para dar início às transações comerciais. A PaintExpo é o local de encontro dos nossos clientes e estes aguardam pela nossa presença. Assim sendo, não podemos deixar de estar presentes na exposição e regressaremos daqui a dois anos”. “A qualidade dos visitantes é acima da média, o que nos permite estabelecer contactos interessantes, conhecer pessoas novas e receber pedidos. 


No nosso caso, a feira é uma oportunidade excelente para fazer contactos“, afirma John Richardson, Gerente de Marketing de Comunicações e RP, Carlisle Fluid Technologies. Do mesmo modo, Tiemo Sehon, Diretor da Sehon Innovative Lackieranlagen GmbH congratula-se com os pedidos realizados no centro de exposições: “A PaintExpo é a feira líder mundial de revestimentos industriais e, como tal, estamos no sítio certo. O nosso setor são os acabamentos (“refinish“) e aqui temos oportunidade de conhecer visitantes do nosso setor e negociar diretamente. 

O nosso know-how e a nossa experiência permitem-nos fazer planos a longo prazo para o setor do revestimento industrial e achamos que, com base nos contactos estabelecidos, a nossa participação na PaintExpo nos pode dar um novo impulso“. “Foi a quarta vez que estivemos presentes na PaintExpo e a feira tem-se tornado cada vez mais profícuo para a nossa empresa. Este ano estabelecemos sobretudo contactos com empresas alemãs e empresas da França, Bélgica, Países Baixos, Norte da Europa, Balcãs, Médio Oriente bem como Ásia“, afirma Gökhan Bankoglu, Responsável de Vendas de Exportação da empresa turca Iba Kimya Sanayi ve Ticaret A.S. 

A PaintExpo também funciona como plataforma onde as várias empresas apresentam soluções novas e avançadas, reconhece Martina Orre, Diretora de Marketing da HangOn AB sueca: “Já estivemos presente algumas vezes na PaintExpo e, este ano, a superfície de exposição praticamente duplicou. Uma vez que apresentámos aqui o nosso guia, publicado em 21 idiomas, com os nossos 240 novos produtos, convidámos os nossos distribuidores e clientes de todo o mundo. Achámos que era importante apresentar os novos produtos e o guia na PaintExpo, uma vez que esta é, para nós e os nossos clientes, a feira mais importante“. 

Do mesmo modo, também o Dr. Nils Reinke, Diretor da Winterthur Instruments AG, na Suíça, se mostrou muito satisfeito com a forma como a feira decorreu: “Fundámos a nossa empresa há sete anos e, desde então, marcamos sempre presença na PaintExpo. Ao longo do tempo, a nossa área de exposição foi sendo continuamente aumentada. Esta feira é muito importante para nós e é a plataforma ideal para apresentar os nossos produtos. Para além disso, o grande número de visitantes que se dirigem o nosso stand permite-nos recolher contributos importantes para o desenvolvimento dos nossos produtos “.


 Plataforma de informação e aquisição mundial

O motivo fundamental para a elevada atração da PaintExpo para os operadores de todo o mundo reside numa concentração única de empresas do setor do revestimento industrial. Neste caso, a oferta de produtos e serviços é tão vasta quanto especializada, desde o pré-tratamento até à tecnologia de sistemas e aplicação de tintas, ao controlo final e à embalagem, algo ímpar a nível mundial. Tal permite às empresas do setor do revestimento industrial e de interiores, de todos os setores, uma comunicação efetiva e eficaz e realizar aquisições de forma rápida.

A próxima PaintExpo, para a qual inúmeros visitantes já confirmaram a sua presença, realizar-se-á entre 21 até 24 de abril de 2020, no centro de exposições de Karlsruhe.

www.paintexpo.de.

Tags
paintexpofeiraalemanha
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.