Okajima aperfeiçoa gestão comercial com solução de Business Intelligence (BI) da TARGIT

Distribuidora do Estado do Pará utilizou tecnologia de análise de dados para obter relatório de vendas mais rápidos e precisos

A Okajima, distribuidora de mais de 280 marcas para todo o Estado do Pará, aperfeiçoou a gestão comercial por meio de relatório de vendas mais rápidos e precisos com a solução de Business Intelligence (BI) da TARGIT, empresa especialista em tecnologia de análise de dados. Consequentemente, a distribuidora obteve aumento de produtividade e redução de custo com infraestrutura de tecnologia. 

“Passamos a ter uma atuação mais competitiva porque a capacidade de analisar dados e tomar decisões se tornou uma realidade para todos os níveis da empresa, impactando desde o vendedor do varejo até o diretor”, afirma Marco  Belém, gerente de tecnologia e projetos da Okajima.

Cenário 

Localizada no Pará e  com 20 anos de atuação, a Okajima distribui uma extensa gama de produtos, desde alimentos e bebidas e artigos de higiene pessoal, limpeza e fraldas até materiais de construção e utilidades domésticas, buscando otimizar seus processos e relatórios, para maior eficiência e confiabilidade na gestão de seus dados. Anteriormente, os processos de coleta e consolidação dos dados, assim como de elaboração e entrega dos relatórios, eram manuais. 

“Tal fator tornava a operação demorada,  desgastante e de eficácia restrita, uma vez que somente o diretor tinha pleno conhecimento dos dados da empresa, enquanto os gerentes e as equipes de vendas dependiam, na maioria das vezes, de direcionamentos passados unicamente por ele para obter as informações necessárias. Além disso, outros relatórios chegavam a demorar meses para estar disponíveis”, destaca Marco Belém.

Por esse motivo, a distribuidora contratou a TARGIT, que possui ampla expertise no setor de distribuição. Para este projeto, a solução identificada como ideal foi  o TARGIT Decision Suite.

Solução de análise de dados

O TARGIT Decision Suite foi desenvolvido com características específicas para oferecer análise em tempo real, controle e governança de dados de acordo com as demandas dos setores de atacado, distribuição e varejo.  É uma solução que permite acesso a um painel de controle com informações em tempo real, além de configuração rápida de alertas para Indicadores Chaves de Performance (KPIs) e o envio automático de relatórios para insights mais ágeis. 

“Oferecemos automação na entrega das informações, com suporte especializado para que a Okajima tenha a melhor experiência e os resultados comprovados a partir do Business Intelligence”, explica Allan Pires, CEO da TARGIT Brasil.

Benefícios conquistados pela Okajima

Além do aperfeiçoamento na gestão comercial, outros benefícios conquistados pela  Okajima foram:

Melhor aproveitamento do capital humano: A equipe de analistas de vendas da Okajima, anteriormente dedicada aos relatórios manuais em planilhas de Excel, foi realocada para outras atividades relacionadas ao core business, tais como análise de desempenho operacional e planejamento de próximas ações.

Precisão das informações: A centralização na captação de dados garante a acurácia das informações utilizadas pela equipe de vendas da Okajima, que agora, além de tomar decisões mais precisas, consegue se direcionar de maneira mais rápida.

 

Tags
Compartilhe

TARGIT Brasil

A TARGIT Brasil é distribuidora exclusiva no Brasil e demais países da América Latina da solução TARGIT Decision Suite. Com mais de 30 anos de atuação no mercado global de Inteligência de Negócios e mais de 8.000 clientes espalhados por todo o mundo, a TARGIT auxilia gestores e empresas de todos os portes a tomar decisões de negócio de forma mais assertiva, baseadas em dados e fatos.