Novidades da Sandvik para o fresamento de canais

Sandvik Coromant está lançando mundialmente a CoroMill 331, fresa com pastilhas intercambiáveis. Desenvolvida para o fresamento de canais de precisão, a fresa conta com novas características, como refrigeração interna e geometrias de corte leve para usinagem estável e segura.

“Introduzimos várias novas características que ajudam a atender à demanda dos clientes no que se refere a segurança do processo, qualidade da peça e custo”, explica Jenny Häll, gerente de Produtos para Fresamento de Canais na Sandvik Coromant. “Pode-se dizer que o principal destaque é a adição da refrigeração interna que ajuda a controlar o calor na zona de corte para propiciar vida útil da pastilha mais longa e confiável. 

Esse fator é especialmente vantajoso em materiais ISO M e ISO S [aços inoxidáveis e ligas resistentes ao calor], que apresentam condutividade térmica ruim. Além disso, a refrigeração interna oferece excelente escoamento de cavacos, fator importante para a qualidade do canal e para a segurança do processo.”

A melhor segurança do processo promove usinagem livre de problemas, um fator que é apoiado pela introdução das geometrias de corte leve. Para materiais ISO M e ISO S, as geometrias L30 e L50 substituem o programa existente da empresa para aplicações leves / em boas condições e para aplicações pesadas em condições difíceis respectivamente. Para materiais ISO P (aço) e ISO K (ferro fundido), a geometria M30 agora complementa o programa existente. A M30 foi desenhada com o objetivo de propiciar usinagem segura quando houver set-ups fracos e longos balanços.

Outro fator que apoia a segurança do processo é a maior rigidez da fresa. Em aplicações em que longos balanços e níveis elevados de vibração podem estar presentes, a CoroMill 331 pode ser usada com adaptadores Silent Tools antivibratórios. Aqui, os corpos das fresas tipo árvore mais curtos da CoroMill 331 apresentam arestas de corte mais próximas ao mecanismo antivibratório Silent Tools, o que resulta em uma ferramenta mais estável com desempenho confiável.

A estabilidade e a segurança do processo extras propiciam melhor qualidade da peça especialmente em setores da indústria de energia, aeroespacial e automotiva. Entre as peças típicas que podem ser usinadas com a nova fresa estão os corpos de válvulas, suportes aeroespaciais, pista do flap e articulação de direção.

“A CoroMill 331 oferece altos níveis de versatilidade que fazem com que seja adequada para fresamento de canais, cortes, usinagem de duplo corte lateral, fresamento de cantos a 90 graus, faceamento, faceamento reverso, fresamento com trem de fresas e interpolação circular”, destaca a fabricante, acrescentando que “a maior segurança em usinagem também promove a produtividade. A CoroMill 331 oferece cantos a 90° reais e excelentes taxas de remoção de metal que fazem que essa fresa seja a mais produtiva em sua classe”.

Segundo a Sandvik, a facilidade de uso é atualmente uma solicitação das fábricas em todo o mundo. “Por isso, a CoroMill 331 usa cassetes serrilhados carregados com mecanismo tipo mola que propiciam segurança e facilitam o ajuste da largura desejada. Além disso, uma faixa de ajuste controlada por pino permite que os fabricantes ajustem a fresa com alta precisão para dimensões de canais precisas”.

A CoroMill 331 está disponível em ampla gama de ferramentas e em diversos diâmetros, geometrias, raios de canto e classes, juntamente com uma vasta seleção de opções de montagem.


Tags
sandvikfresamento de canaisfresamento
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.