Metalmecânica é a profissão do futuro nas indústrias

Entre as profissões com mais vagas criadas até 2023 estará este nicho da indústria.

Estamos vivendo em uma era onde grande parte nos novos profissionais estão buscando empregos ligados a tecnologia. E este “movimento” não é “a toa” afinal estamos diante de um incrível avanço tecnológico com a inteligência artificial e o cloud computing.

Diante disso as empresas também deverão impulsiona sua procura por profissionais que estejam capacitados para atuar nestas áreas, pois será preciso qualificação para operar e dar manutenção em robôs, desenvolver programas computacionais e melhorar o cenário nacional diante dos próximos 4 anos (2019-2023).

O Senai desenvolveu uma pesquisa do Mapa do Trabalho Industrial neste período, para identificar quais serão os nichos mais evidentes dos próximos anos, onde apesar dos avanços na área de tecnologia, a indústria também precisará de uma melhor qualificação de seus profissionais.

Metalmecânica

É nesta imersão que a metalmecânica deverá estar entre as qualificações mais importantes para quem pretende atuar na área industrial. O crescimento nas ocupações industriais segundo o Senai até 2023 será de 8,5%.

O resultado reflete as mudanças significativas na área industrial, principalmente com o desenvolvimento da automação nas linhas de produção. Em diferentes fábricas do país, os robôs e máquinas estão cada vez mais complexas, o que acaba exigindo um conhecimento maior dos profissionais para operá-los.

Pesquisa do Senai

Hoje vivemos a 4ª revolução industrial e todas as ocupações que contam como base a tecnologia serão fundamentais para o crescimento profissional. O destaque fica para empresas que possuem profissionais em metalmecânica, pesquisa e desenvolvimento, logística, construção, alimentos e informática.

O Brasil tem um grande desafio pela frente, pois até 2023 o país precisa qualificar cerca de 10,5 milhões de trabalhadores com cursos de nível técnico e superior. Do total, cerca de 22% terão o seu primeiro contato com o mercado de trabalho.

É preciso ampliar a formação de engenheiros para formação superior e que possam desenvolver cursos técnicos de nível médio. Hoje o Brasil conta com apenas 8% dos jovens de 15 a 17 anos estudando em instituições que ofereçam educação técnica e regular. Para ter uma noção, há países como os Estados Unidos, onde o índice chega a 50% dos jovens.

A tendência de profissões e estudos é fundamental para que as pessoas possam adequar suas vidas para o futuro profissional.

Profissões destaques para os próximos anos no Brasil

As áreas que serão destaque na geração de empregos até 2023 serão aquelas com base em:

Informática;
Construção;
Metalmecânica;
Gestão;
E linha de produção.

A iniciativa do SENAI é preparar os jovens para uma especialização na área industrial, hoje um dos setores que mais geram emprego

Fonte TV É Brasil

 

Tags
profissões indústriafuturo quarta revolução industria
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.