Em palestra na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), na semana passada, Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, informou que de 2016 a 2023 a montadora investirá R$ 4,8 bilhões. Parte desse montante, de R$ 2,3 bilhões, será aplicada até 2023. "Apesar do cenário desafiador, os investimentos não podem parar", como mostra a imagem acima (foto de Cleber Gomes/ACIJ).
Os números diferem dos divulgados pela montadora no final de agosto, quando do anúncio do lançamento do Actros. Na ocasião, a montadora informou que estava investindo R$ 1,4 bilhão na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), “como parte do ciclo de investimentos programado para o período de 2018-2022, de R$ 2,4 bilhões”.
No evento, em Santa Catarina, Schiemer destacou a recuperação do mercado de caminhões – que este ano deverá colocar em circulação 100 mil novas unidades no mercado brasileiro -, frisando que o mês de outubro foi o de melhor desempenho em vendas de caminhões.
Além disso, observou que, embora tenha havido poucas licitações no transporte público, o mês de outubro também foi positivo para a comercialização de ônibus.
De janeiro a outubro, as vendas de ônibus somam 17.353 unidades, volume 42,7% superior ao registrado no mesmo período de 2018, segundo levantamento da Anfavea. Em outubro, foram vendidas 2.157 unidades, número 24,3% acima do apurado no mês anterior.
Na avaliação de Schiemer, as vendas de caminhões devem se manter em ritmo de alta nos próximos dois anos, ancorada em três setores da economia que tendem a reagir positivamente: agronegócio, construção civil e logística. “Se não acontecer nenhum desastre, para nós, o crescimento de 2020 está contratado e em 2021 vai ser melhor ainda”, disse.
Actros - No evento, Schiemer também destacou o Actros, novo modelo da companhia, lançado recentemente na Fenatran, em São Paulo, e que começará a ser comercializado em 2020. “É o primeiro caminhão digital da América Latina. Inteligente, conectado e eficiente”, disse.
Entre as novidades tecnológicas do Actros, estão o espelhamento de smartphones, carregamento celular indutivo e o MirrorCam, em substituição aos retrovisores convencionais - trata-se do primeiro caminhão do Brasil sem retrovisor externo.
No total são 18 recursos inteligentes, como o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), que minimiza riscos de tombamentos e acidentes, e o ABA 5, sistema que identifica pedestres, veículos e obstáculos estáticos e móveis à sua frente e freia sozinho. “É o uso da inteligência artificial.
Esse caminhão marca a entrada da empresa na indústria 4.0. Todos os processos da fábrica estão sendo conectados”. Segundo o CEO, esse conjuntos de recursos tende a reduzir os acidentes, porque 20% das colisões são traseiras, 8% são frontais e 15% decorrente de tombamentos.
Fonte: ACIJ
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