Mentoria do Senai auxilia indústrias a aumentar produtividade e reduzir desperdício

O Senai no Paraná oferece um novo programa de mentoria lean (produção enxuta) para auxiliar as indústrias a encontrarem soluções que se adaptem às suas realidades. Em todo o Brasil, a estimativa é que 46,8 mil indústrias sejam impactadas pelo programa – no Paraná, a meta é atender 3 mil empresas.

Desenvolvido pelo governo federal em conjunto com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o programa Brasil Mais conta com a parceria do Senai e do Sebrae. “Voltado a indústrias de diferentes setores, de pequeno a grande porte, o programa tem como objetivo alcançar resultados práticos e de curto prazo, com um baixo custo. 

Essa já era uma necessidade das indústrias, mas se tornou ainda mais urgente neste momento. Com a pandemia, a mentoria lean do Senai pode ser uma grande aliada para otimizar recursos, tanto humanos quanto materiais, proporcionando um ganho de produtividade com redução de custos. 

Além disso, o lean é interessante por ser uma etapa inicial da indústria 4.0, preparando as empresas para se adaptarem às necessidades do futuro no setor”, explica Felipe Couto, gerente de Inovação e Produtividade do Sistema Fiep.

 

COMO FUNCIONA

O programa de mentoria tem duração de dois meses e é voltado a indústrias de diversos segmentos, podendo ser contratado por empresas que tenham de 11 a 499 funcionários. O Brasil Mais contempla atividades de capacitação que envolvem três colaboradores da indústria e consultoria num total de 64 horas. Existem também módulos de treinamento em que são reunidas outras empresas, permitindo a troca de experiências entre os participantes e consolidando o aprendizado ao se discutir realidades de diferentes setores. O investimento é acessível às empresas e a maior parte do programa é subsidiada.

 

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site do programa 

www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/produtividadeeficiencia/programa-brasil-mais-1-35989-440191.shtml

Fonte Ipesi



O melhor conteúdo do setor metal-mecânico no seu e-mail

Cadastre-se em nossa lista VIP para receber conteúdo, notícias e muito mais sobre o setor metal-mecânico.

Compartilhe