Maxion já produz a roda de alumínio mais leve do país

A Maxion Wheels começou a produzir no Brasil um aro para rodas de alumínio de automóveis até 1 kg mais leve que os convencionais, e que é capaz de gerar uma redução total de 4 kg a 5 kg no veículo.

A tecnologia, chamada de Reduced Rim Technology (RRT), exclusiva da Maxion, consiste na redução da espessura do aro para apenas 2,15 mm, através da remoção do material estruturalmente desnecessário.

A RRT já é utilizada pela Maxion na Europa e está sendo aplicada em rodas produzidas nas plantas do grupo localizadas em Limeira e em Santo André, ambas no estado de São Paulo.

As duas fábricas passaram por adaptações profundas em máquinas, moldes e processos de produção, a fim de garantir os níveis de excelência necessários para a fabricação de rodas de alumínio mais leves, mas sem perda de estilo, durabilidade e desempenho. O que foi comprovado em todos os testes realizados para a homologação do produto perante as montadoras.

“A nossa estratégia é trabalhar insistentemente para atender as necessidades da indústria automotiva nas mais diversas frentes: design, tecnologia e também no uso de materiais alternativos para redução de peso”, afirma Franz Spring, diretor de Engenharia - Alumínio para as Américas e que é um dos responsáveis pelo projeto que trouxe o sistema RRT para o Brasil.

Spring explica que a redução de peso das rodas de alumínio, que por si só já é um grande avanço tecnológico para a indústria automotiva, também atende uma necessidade específica do setor no Brasil, que é de se adequar aos requisitos do Rota 2030, programa de subsídios do governo brasileiro.

“A redução de emissões de CO2 é uma das exigências do Rota 2030”, diz o executivo. “E o peso de um veículo é um fator chave nesse processo. Rodas de alumínio ainda mais leves contribuem sensivelmente para a redução da massa suspensa”, complementa.

A Maxion Wheels é a divisão do grupo Iochpe-Maxion dedicada à produção e comercialização de uma ampla gama de rodas de aço para veículos leves, comerciais e máquinas agrícolas, e também de rodas de alumínio para veículos leves. É, globalmente, a maior fabricante de rodas do mundo, capaz de entregar 60 milhões de unidades por ano, sendo 15 milhões em alumínio.

Tags
tecnologialançamento rodas de alumínioalumínio
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.