Marcopolo usará grafeno para reduzir peso de peças

A Marcopolo, fabricante de carrocerias de ônibus, anunciou que pretende, até o final de 2020, testar a aplicação de grafeno em novos componentes. 

Entre as principais características do grafeno estão a leveza e a resistência, por isso, o objetivo da empresa é reduzir o peso total de veículos mais robustos. A pesquisa possibilitaria, também, o uso do material em veículos elétricos ou híbridos, que são mais pesados por conta de suas baterias.

Considerado o material mais leve e mais forte do mundo, o grafeno é mais resistente do que o aço (200 vezes) e do que o diamante. Com espessura de um átomo, também é o material mais fino que existe. É maleável, resistente ao impacto e à flexão, e excelente condutor térmico e elétrico.

Luciano Resner, diretor de Engenharia da Marcopolo, explica que o programa está em fase de estudo de engenharia e que o plano da empresa é concluir a etapa de desenvolvimento e iniciar os testes até o final do ano. “Firmamos, no ano passado, uma parceria com a UCS, Universidade de Caxias do Sul, para o desenvolvimento do material e produção local em escala industrial. 

Iniciamos os estudos de caracterização, uma das principais etapas, pois permitirá determinar qual a quantidade ideal de grafeno na composição do material que relaciona diretamente com a resistência mecânica desejada para cada subsistema do nosso produto. São testes de ensaios químicos, térmicos e mecânicos, além de testes acelerado de durabilidade em dispositivos que garantem a durabilidade e confiabilidade do produto, representando as condições de utilização de nossos clientes”, diz Resner.

De acordo com o diretor, a empresa também está realizando estudos e pesquisas com o grafeno associado a outros materiais, como aço e diferentes polímeros, o que poderia resultar em ganho de peso. “Nossos trabalhos mostram que a liga com grafeno e aço proporciona redução de peso e melhoria das características mecânicas. Estamos desenvolvendo a sua aplicação na pintura, com a adição do grafeno em tintas para reduzir camadas, diminuindo custos e melhorando as características contra a corrosão”, destaca o executivo.

Em nota, a empresa informa que está trabalhando também em peças de polímero. Inclusive, está avaliando substituir componentes metálicos por poliméricos com adição de grafeno, como suportes, materiais de acabamento (estrutura do porta-pacotes e descansa-pernas, por exemplo) e alguns componentes estruturais, como poltronas. “Deveremos iniciar testes no campo de provas ainda no segundo semestre deste ano, para apresentar novidades no mercado em 2021”, conclui.

Fonte Usinagem Brasil 

Tags
Marcopolografeno inovação peças Caxias do Sul
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.