Maior fabricante chinês quer produzir carros no Brasil

A Great Wall, maior fabricante chinês de automóveis, está retomando seus planos de fabricar veículos no Brasil. Segundo a agência de notícias Bloomberg, a empresa estaria negociando com a Daimler, proprietária da marca Mercedes-Benz, a compra da fábrica de Iracemápolis, no Interior de São Paulo, que encerrou as operações em dezembro passado.

Segundo a Bloomberg, as fontes da informação pediram para não ser identificadas. Já a assessoria de imprensa da Daimler preferiu não comentar o assunto, informando apenas que a empresa continua explorando diferentes opções para a fábrica de Iracemápolis.

Inaugurada em 2016, com investimento de R$ 600 milhões e capacidade de produção anual de 20 mil unidades, a fábrica do Interior paulista produziu o sedan Classe C e crossover GLA. 

“A situação econômica no Brasil tem sido difícil por muitos anos e se agravou devido à pandemia da Covid-19, causando uma queda significativa nas vendas de automóveis premium”, informou a empresa em dezembro passado, quando anunciou a decisão de fechamento da unidade.

Já a Great Wall, que vem enfrentando competição crescente no mercado chinês, com a Volkswagen e a Toyota conquistando fatias importantes do segmento de SUV (segmento-chave para a montadora), tem procurado expandir sua presença para outros mercados. 

No ano passado, adquiriu fábricas fechadas pela General Motors na Índia e na Tailândia. Na América do Sul, a fabricante mantém uma pequena linha de montagem no Equador e conta com distribuidores no Uruguai, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile.

No Brasil, segundo o site da Quatro Rodas, a Great Wall planeja entrar no mercado com o SUV Haval H6 em 2022. O modelo seria inicialmente importado, para posterior fabricação nacional. O modelo foi projetado, de acordo com a publicação, para se parecer com um veículo europeu. Na China, a empresa mantém parceria com a BMW.

Ao divulgar o interesse da Great Wall na fábrica da Mercedes-Benz, publicações nacionais informaram que a empresa estaria envolvida também em negociações com a Ford, para a compra da fábrica de Camaçari, atendendo a um chamado do governo da Bahia. Outra informação é que a empresa estaria negociando com estados a obtenção de incentivos fiscais para a instalação de uma fábrica nova, de veículos elétricos, na Região Sudeste.

Fonte: Usinagem Brasil

Tags
great wallmaior fabricante chinêsautomóveisproduzir carrosbrasil
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.