Iveco anuncia investimento de R$ 1 bilhão até 2025

Aporte é o maior da história da montadora na região e vai financiar desenvolvimento de novos produtos

A Iveco anunciou na quinta-feira, 10, investimento de R$ 1 bilhão na América Latina até 2025, o maior aporte já realizado pela montadora na região em 25 anos de operação local.

De acordo com o presidente Márcio Querichelli, os recursos serão aplicados no desenvolvimento de novos produtos, manufatura e rede de concessionários.

“A respeito dos novos produtos temos em curso o desenvolvimento de um novo motor a gás que equipará uma oferta futura de caminhões e ônibus”, disse o executivo durante transmissão online.

O novo ciclo, segundo Querichelli, também envolve a contratação de funcionários para a fábrica de Sete Lagoas (MG), que hoje tem um quadro formado por 2,5 mil trabalhadores.

Uma parte do recurso anunciado na quinta-feira já foi utilizado no desenvolvimento do motor Euro 6, que também está sendo testado pela montadora.

A ideia é que ele seja lançado pouco antes da data-limite da vigência da fase P8 do Proconve, o Programa de Controle de Emissões Veiculares, que será ativada a partir de janeiro do ano que vem.

Montadora aposta na diversificação

Diversificar a matriz dos motores tem sido uma das principais metas da Iveco na região. O presidente da marca reforçou que a montadora acredita na transição dos veículos a combustão para a eletrificação passando pelos motores a gás.

A FPT, fornecedora de motores da Iveco, está desenvolvendo na Europa, em parceria com a Nikola, um powertrain elétrico que deverá ser lançado por lá até 2030.

“O nosso planejamento envolve o aproveitamento do que tem na Europa e que já está aplicado, seguindo o aproveitamento do diesel, que ainda existe, passando pelo gás e por outros tipos de powertrain, como o elétrico”, disse Marcio Querichelli, presidente da montadora na América do Sul.

Exemplo da estratégia aplicada na prática é a chegada do motor F1C Max, que, por ora, é usado na linha Iveco Daily 2022 e, também, no Volkswagen Delivery Express.

O conjunto é baseado em plataforma Euro 6 utilizada na Europa há alguns anos e que passou por processo de nacionalização e testes desde 2019.

Para este trimestre a montadora informou que prepara a inclusão de quatro novas concessionárias no país.

Fonte Automotive Business

Tags
Iveco investimento América Latinamanufatura desenvolvimento motoresmontadora
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.