O uso de impressão 3D para planejamento de protótipos ajuda indústrias de moldes automotivos a reduzir custos. Confira vantagens da manufatura aditiva!
A manufatura aditiva tem ganhado espaço em indústrias de diversos segmentos. Capaz de acelerar processos e reduzir custos, a implantação de impressão 3D, principalmente para o desenvolvimento de protótipos, permite que a ferramentaria observe vantagens nos processos. Indústrias fabricantes de moldes automotivos, por exemplo, podem se beneficiar do uso dessa técnica.
Ao incorporar o uso da impressão 3D no desenvolvimento de protótipos e para a avaliação das aplicações, indústrias de moldes automotivos podem reduzir em menos de uma semana o tempo de desenvolvimento de protótipos, além de diminuir custos. “Empresas tradicionais que não se derem conta ou que não reconhecerem que precisam se reinventar nos dias atuais estão fadados a desaparecer cada vez mais em um curto espaço de tempo. O processo de implantação da impressão 3D é um exemplo que está revolucionando a nossa engenharia e já impactou na imagem da empresa junto aos nossos principais clientes”, comenta Gunther Faltino diretor superintendente da Riosulense, indústria catarinense de moldes automotivos que incorporou a técnica em seus processos.
Vantagens da implantação de impressão 3D na fabricação de moldes
Ao utilizar a técnica de manufatura aditiva, não existe limitação de tamanho para a peça final, uma vez que a ferramenta pode ser feita em partes. "Porém, existe limitação na tecnologia de impressão 3D. Isso porque não é qualquer tipo de equipamento que consegue fazer essas ferramentas. Além da máquina certa, você vai precisar das técnicas certas para conseguir uma boa extração", reforça o especialista.
Capacitação e treinamento
Na aplicação da técnica na fábrica de moldes automotivos, a manufatura aditiva reforçou o relacionamento e o atendimento com ao cliente. “Nosso processo de venda consiste no sucesso do cliente e, portanto, não estamos dispostos a vender apenas o equipamento, mas a solução à fábrica que precisa reduzir o tempo de desenvolvimento das peças. Inicialmente, o engenheiro não tinha uma rápida resposta dos clientes quanto aos ajustes nos moldes. O processo de ferramental levava cerca de 2 a 3 semanas para ser concluído, o que uma impressora 3D poderia realizar em questão de horas”, explica o diretor da Wishbox Technologies.
O desenvolvimento de protótipos para moldes automotivos gera tempo e os gastos reduzidos. A metodologia também oferece a oportunidade de desenvolver a criatividade em todo o processo até as medidas de execução.
Fonte A Voz da Indústria
Tags
Impressão 3Dferramentaria custo moldes fabricação de moldesCompartilhe
Revista Ferramental
Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.