Impacto da quarentena na produção das fundições

Balanço preliminar divulgado pela Abifa indica que o setor registrou retração de 11,8% na produção no primeiro trimestre, sobre o mesmo período do ano passado, com a produção de 500.186 t.

De acordo com dados da entidade, em março, a produção das fundições brasileiras ficou em 145.230 t (-22,6% em relação fevereiro). No comparativo com março de 2019, a queda foi ainda maior: de -28,3%.

Segundo Roberto João de Deus, diretor-executivo da entidade, entre as empresas, a variação foi muito grande. “Tivemos queda na produção de até 70% em alguns casos e aumento de até 50% em outros”.

A entidade também realizou uma pesquisa junto a suas associadas que revelou que as empresas de maior porte, cuja produção é superior a 1.000 t/mês, sofreram mais os impactos da paralisação devido à quarentena. Neste caso, a queda da produção foi de 22,9% (comparativo mar2020/fev2020), enquanto nas empresas com produção inferior a 1.000 t/mês a retração foi de 18,7%.

A pesquisa também procurou levantou dados sobre a produção do setor nos principais polos de fundição do país. Os resultados indicam que o Estado de Santa Catarina foi o mais afetado, com a retração de -34,2% da produção de fundidos entre março e fevereiro de 2020, seguido de São Paulo (-27,4%), Rio Grande do Sul (-23,3%), Paraná (-19,5%) e Minas Gerais (-11,4%).

Sobre a mão de obra, verificou-se que em março foram utilizados recursos legais diversos entre as empresas do setor, a exemplo de férias coletivas e redução da jornada de trabalho e salários, o que proporcionou à maioria das fundições evitar demissões.

Fonte Usinagem Brasil 

Tags
mercado fundição fundidos economia quarentena
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.