Guia salarial 2023 e as oportunidades para engenheiros

Passados quase três anos desde o início da pandemia, o processo de recuperação do mercado de trabalho em engenharia segue em ritmo acelerado, com muitos projetos represados sendo desengavetados, mesmo em meio a um contexto político e econômico que ainda gera incertezas. 

Diante desse cenário, executivos estão mais otimistas com o ano que vem e planejam acelerar contratações. É o que aponta o recém-lançado Guia Salarial 2023 da Robert Half.

Em sua 15ª edição, o estudo registra a manutenção do aquecimento das áreas de Logística, Supply Chain e Compras, além das oportunidades crescentes em ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), temática cada vez mais compreendida pelas organizações.

Segundo Carolina Cabral, diretora da Robert Half, é imprescindível que as empresas acompanhem as novas tendências, com destaque para ESG, área que ainda conta com pouco profissionais qualificados e especialistas. 

“Trata-se de uma ótima oportunidade para engenheiros de todas as áreas de atuação, já que possuem a oportunidade de agir diretamente no desenvolvimento de produtos e serviços que auxiliem as empresas na redução dos impactos negativos associados à operação e cadeia”, explica.

A Logística 4.0, que busca modernizar estratégias de negócios eliminando erros na cadeia de distribuição e melhorando a gestão de estoque, também é uma tendência. 

Um dos grandes desafios da área é modificar a cultura organizacional e preparar os colaboradores para este novo cenário.

A área de Compras também está em evidência, já que as empresas estão buscando reduzir custos e equilibrar seus orçamentos, sendo esta a principal meta dos executivos para 2023. 

Além disso, Compras se destaca por se firmar como um importante departamento para o equilíbrio financeiro das empresas.

A Engenharia é a profissão mais passível de contratações, principalmente nas áreas de saúde, bens de consumo, tecnologia, logística, infraestrutura, varejo e energia. Veja outros dados trazidos pelo relatório relacionados a estes profissionais:

  • Profissionais mais procurados: gerente de Supply Chain, comprador, engenheiro de aplicação/vendas, gerente de projetos/PMO, gerente de vendas técnicas, coordenador de S&OP, engenheiro de EHS/ESG;
  • Habilidades técnicas: idiomas, domínio de sistema de gestão integrada, tech skills, inovação;
  • Habilidades comportamentais: perfil analítico, facilitador, equilíbrio emocional, comunicação, adaptabilidade/flexibilidade;
  • Carreiras do futuro: engenheiro de ESG, gerente de ESG, engenheiro de dados, engenheiro de inovação, engenheiro de firmware, especialista de melhoria contínua/Lean/Indústria 4.0

Os salários apontados pela Robert Half variam – de acordo com as qualificações profissionais – entre R$ 5.950,00 e R$ 30.500,00.

Flexibilidade do modelo de trabalho – Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half para a América do Sul, aponta que os profissionais – cada vez mais exigentes em suas prioridades – atualmente prezam por empresas flexíveis em relação ao modelo de trabalho. 

“Compreender que a escolha da modalidade está intrinsecamente ligada à atração e retenção de talentos é fundamental”, enfatiza.

De acordo com o relatório, para 77% dos trabalhadores o modelo de trabalho ideal é o híbrido, independentemente da quantidade de dias no escritório. 

Os que gostariam de seguir em modelo 100% remoto somam 17%. Apenas 6% desejam o regime integralmente presencial. 

A modalidade de trabalho é levada em conta por 43% dos profissionais ao avaliar uma vaga, mais do que o salário (32%) e benefícios oferecidos (17%).

“Por mais desafiador que o processo de implementação do modelo híbrido possa ser, é importante encará-lo como um reflexo dos novos tempos. Caminhar no sentido inverso sem uma justificativa plausível é se prender a uma realidade que não dá indícios de retorno”, ressalta Mantovani.

Para acessar o guia na íntegra, Clique Aqui.

Fonte: Usinagem Brasil

Tags
guia salarialoportunidadesalário
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.