GM investe R$ 2 bi e dobra capacidade da fábrica da SC

Com investimento de R$ 1,9 bilhão em novas tecnologias e edificações, a General Motors inaugurou no último dia 22 de outubro a nova unidade de motores da fábrica de Joinville (SC). A capacidade produtiva da fábrica passa de 174 mil motores por ano para 410 mil unidades.

“A fábrica de Joinville, que já era uma das mais modernas e sustentáveis da região e do mundo, agora é uma das operações de sistemas de propulsão com maior nível de automação. Isto foi viabilizado com os investimentos recentes”, informou Marcos Munhoz, vice-presidente da GM América do Sul.

Com área construída de 46.800 m², a nova unidade recebeu 627 novos equipamentos e 90 robôs. Além disso, muitos processos ganharam recursos de automação de Indústria 4.0: na linha de montagem e usinagem de componentes, por exemplo, dispositivos de automação escaneiam o código de cada peça e selecionam automaticamente o programa correto para fabricar aquele tipo de motor e ajustam os parâmetros de manufatura quando necessário.

Os robôs trabalham em um sistema integrado e inteligente, onde todas as peças são monitoradas pelo seu número serial, permitindo registrar dados importantes de manufatura e qualidade. “Isso significa que podemos realizar o rastreamento de todas as peças de qualquer motor em tempo real, o que garante muito mais qualidade e precisão ao processo de fabricação”, explica Luiz Fernando Duccini, gerente geral da fábrica de Joinville.

Além disso, empilhadeiras autoguiadas realizam o abastecimento de componentes usinados e motores finalizados. Cerca de 20% da frota de empilhadeiras são autônomas e as demais são equipadas com uso eficiente de energia limpa. O consumo de água, ar comprimido e energia por linha e processo produtivo são monitorados , tanto no setor de usinagem de componentes, como na linha de montagem de motores.

“Esse controle tão preciso permite que consigamos nos tornar ainda mais eficientes ao medir os consumos de utilidades por unidade produzida e os impactos de cada processo, assim podemos atuar mais focados ainda também na sustentabilidade”, afirmou Luiz Fernando Duccini, gerente geral da fábrica de Joinville.

A nova linha irá produzir os motores 1.0 turbo e aspirado de três cilindros do Novo Onix e do Novo Onix Plus fabricados em Gravataí (RS).

Fonte Usinagem Brasil 

Tags
General Motors GM Fábrica Joinville automotivo
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.