Fresa especial para acabamento de canais

A Walter-Tools desenvolveu uma ferramenta especial inovadora: a fresa tipo "árvore de natal" com insertos intercambiáveis. Voltada para o acabamento e semiacabamento de canais, a fresa especial combina os benefícios econômicos de insertos intercambiáveis com produtividade em uma única ferramenta multinível.

E com altíssima precisão: tolerância no acabamento de perfis de ±10 μm. Segundo a fabricante, o que torna isso possível é o preciso encaixe dos insertos intercambiáveis. Já a refrigeração interna garante remoção confiável de cavacos, assim como qualidade superficial otimizada das peças.

A usinagem de bases de pás de turbinas e turbinas a gás e a vapor, bem como suas equivalentes em eixos de turbina, estão entre as principais aplicações da ferramenta, em especial em aço e aços inoxidáveis, e também em titânio e ligas de níquel.

De acordo com a fabricante, em comparação com as fresas de metal duro, as fresas tipo "árvore de natal" equipadas com insertos intercambiáveis reduzem o tempo de usinagem e eliminam a necessidade de reafiação das arestas de corte. Uma vez que não é necessário ter ferramentas de reposição para as ferramentas gastas, o giro de ferramentas também diminui.

Com uma nova classe de insertos intercambiáveis, a Walter aumenta a vida útil da fresa mais uma vez entre 20% e 30%. Em testes, a fresa atinge vida útil de até 40 metros por aresta de corte em ligas de aço graças ao revestimento HIPIMS, de alta resistência ao desgaste.

A ferramenta pode ser encomendada em diferentes formas de perfil a partir de cerca de 10 mm (Ø mínimo) para HSK e também para todos os adaptadores comuns.


Tags
Walter-Tools ferramenta fresa insertos produtividade
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.