Ford usa impressão 3D em dispositivo antifurto

Porcas para rodas têm desenho único, que pode ser criado a partir da voz do dono do carro

A Ford Europa está usando a impressão 3D para evitar o furto de rodas. A empresa desenvolveu uma tecnologia que permite personalizar as porcas de fixação a partir da voz do cliente ou de detalhes do próprio veículo para criar um desenho único e difícil de copiar.

Ao lado da EOS, empresa líder em soluções de prototipagem rápida, a Ford criou porcas de fixação com desenho baseado na voz do motorista, que assim como a íris e a impressão digital pode ser usada na identificação biométrica.

Os engenheiros gravam a voz do motorista por no mínimo um segundo, dizendo algo como “eu dirijo um Ford Mustang”, e usam um software para converter essas ondas sonoras em um padrão físico. Este, por sua vez, se transforma em um círculo e é usado para desenhar o entalhe da porca e da chave.

A porca e a chave são impressas em 3D como uma peça só, em aço inoxidável. Depois, a porca e a chave são separadas, recebem polimento e estão prontas para o uso. O design inclui recursos que evitam a cópia da peça. As fendas internas da porca se alargam no fundo. Se o gatuno tentar fazer um molde de cera, a parafina se quebrará ao ser puxada.

Além da voz, o desenho pode ser inspirado no logotipo do veículo, nas iniciais do cliente ou em temas de seu interesse, como o traçado de um autódromo famoso.

A impressão 3D, ou prototipagem rápida, dá flexibilidade aos projetos e ajuda a reduzir o peso, melhorar o desempenho e criar peças que não seriam possíveis com os métodos convencionais. Há mais de 30 anos a Ford vem ampliando progressivamente o uso da impressão 3D para fabricar protótipos de peças e reduzir o tempo de desenvolvimento de seus veículos.

A empresa já usou a tecnologia para criar peças do Ford GT e do Mustang GT500, além de componentes especiais para carros de competição. Na linha de produção, a montadora usa a impressão 3D para criar ferramentas até 50% mais leves, que tornam as operações de montagem menos cansativas.

Fonte Automotive Business

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