Uma das unidades de negócio mais importantes na história da indústria automotiva do Brasil, a Ferramentaria da Volkswagen de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, completou no último dia 2 de setembro 65 anos de fundação.
Foi nesta fábrica, em 1957, que a Volks iniciou a montagem da primeira Kombi com 50% de peças nacionais. Nessa época, o trabalho da Ferramentaria estava restrito à realização de pequenos ajustes.
Mas já em agosto de 1958, com a chegada da primeira prensa, o setor iniciaria a preparação do ferramental necessário à estampagem.
O transporte dessa prensa de 94 t, entre o porto de Santos e a fábrica da Via Anchieta, foi por si só um episódio que entrou para a história.
Exigiu uma operação altamente complexa, com a interrupção até do tráfego de trens entre Santos e Santo André no ABC.
Desde então, a unidade jamais deixou de evoluir do ponto de vista tecnológico e organizativo. Com foco prioritário na qualidade, a Ferramentaria da Volks do Brasil vem estendendo seu portfólio e utilizando cada vez mais equipamentos como robôs com câmera, e simulações digitais dos processos de fabricação de ferramentas e dispositivos de solda.
De aspecto futurista, essas simulações permitem redução grande do tempo no processo de ‘try-out’, que é a etapa anterior à produção de peças e carrocerias dos automóveis.
Graças à sua expertise, a unidade já forneceu ferramentas e dispositivos de produção para países como Alemanha, Hungria, China, Irã, Argentina e México.
Em 2017, quando completou 60 anos, a unidade recebeu dois novos centros de usinagem e, no ano seguinte, mais um. Para tanto, a VW Brasil investiu cerca de R$ 30 milhões nas três máquinas, responsáveis pela usinagem de ferramentas de estampagem para peças de grande porte.
A Ferramentaria também se esmera no treinamento do pessoal nas tecnologias de ponta. O perfil da equipe hoje compreende 11% de mulheres, dentre elas engenheiras, ferramenteiras e operadoras de máquina CNC.
E embora esteja celebrando 65 anos de existência, a média de idade na fábrica é de 37 anos.
A unidade também sempre foi voltada para o desenvolvimento da indústria brasileira. São dela, por exemplo, os primeiros projetos aprovados pelo programa Pró-Ferramentaria, do governo do estado de São Paulo.
A iniciativa apoia a indústria paulista ao permitir que montadoras e fornecedores usem créditos de ICMS para comprar ferramentais de empresas do Estado.
Fonte: Usinagem Brasil
Tags
ferramentariavolkswagenABCCompartilhe
Revista Ferramental
Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.