FCA vende Magneti Marelli por 6,2 bilhões de euros

Empresa foi adquirida pela companhia japonesa Calsonic Kansei

Parte do plano de reestruturação da Fiat Chrysler Automobiles, a venda da Magneti Marelli finalmente ocorreu na Europa. O processo, liderado por Mike Manley, novo CEO do grupo ítalo-americano, rendeu um acordo de compra de 6,2 bilhões de euros. A empresa fornecedora de componentes automotivos era considerada uma das opções de venda do grupo ainda na época de Marchionne.

A companhia japonesa Calsonic Kansei Corporation foi a que adquiriu a Magneti Marelli, que é uma marca importante no mercado de autopeças e componentes, sendo um fornecedor de diversas marcas pelo mundo. Como Magneti Marelli CK Holdings, a nova empresa surge como o sétimo maior fornecedor do mundo em seu segmento de mercado.

A Magneti Marelli CK Holdings agregará 200 fábricas e centros de pesquisa e desenvolvimento localizados na Europa, Ásia e Américas. Beda Bolzenius, que lidera a Calsonic, assumirá também a empresa italiana, mantendo na diretoria o atual CEO nomeado anteriormente pela FCA, Ermanno Ferrari.

Apesar da venda da Magneti Marelli, Mike Manley garante que a empresa continuará como principal fornecedor de componentes tecnológicos da Fiat Chrysler:

“O negócio combinado continuará sendo um dos mais importantes parceiros de negócios da FCA e gostaríamos de ver esse relacionamento crescer ainda mais no futuro. A transação também reconhece o valor estratégico total da Magneti Marelli e é outro passo importante em nosso foco incansável na criação de valor.”

Sem a empresa, agora Mike Manley terá de se concentrar nas várias marcas que compõe a FCA. A estratégia já definida eleva a Jeep de posição dentro do grupo, tornando-a mais global, especialmente com expansão radical na Europa e América do Sul, assim como a conterrânea RAM, com maior presença fora dos EUA.

Da mesma forma, Alfa Romeo e Maserati também assumirão um papel maior no segmento premium. No caso da Fiat, a marca italiana ficará mais focada em um nicho na Europa, mas continuará em evidência na América do Sul.

FONTE Notícias Automotivas 


Tags
Mercado Calsonic KanseiFCA Magneti Marelli autopeças
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.