Montadoras já estão começando a alterar os planos de produção para o próximo ano
As montadoras começam a alterar os planos de produção para 2023 por causa da escassez de microchips. O movimento sinaliza que a indústria se prepara para cortes e volumes menores nas linhas de produção no ano que vem.
A Stellantis, por exemplo, começou a reduzir a produção planejada do Jeep Cherokee em 2023 por causa da falta de chips.
A informação foi dada por Sam Fiorani, vice-presidente de previsão global de veículos da AutoForecast Solutions, ao site Automotive News.
Falta de chips significa corte de milhões na produção
De acordo com a fonte, a indústria automotiva pode perder entre 2 milhões e 3 milhões de unidades de produção planejada em 2023.
Em 2021, foram 10,5 milhões de unidades a menos. Em 2022, por enquanto, 3,6 milhões a menos.
"Lentamente, mais chips estão sendo filtrados para a indústria automobilística", disse Fiorani. “Mas quando vemos a produção de veículos de alta margem ainda sendo afetada, sabemos que as respostas ainda não estão aqui, e ainda estamos vendo isso.”
Prazos de entregas de chips aumentaram em três vezes
Os fabricantes de semicondutores estão investindo bilhões de dólares na produção de novos chips em todo o mundo. Mesmo assim, levará tempo para que toda essa capacidade entre em operação.
Fora isso, o prazo de entrega dos lotes destes componentes às montadoras estão cada vez mais demorados, três vezes maior do que o normal.
A capacidade das fábricas de semicondutores que produzem chips para o setor automotivo deverá aumentar cerca de 20% em 2023, disse Dan Hearsch, diretor administrativo da AlixPartners.
Mas isso não significa, no entanto, que a indústria estará abastecida completamente de semicondutores.
Com as montadoras procurarão atender à demanda reprimida dos últimos dois anos, e o número de microchips por veículo aumentando, elas não serão capazes de produzir o volumes que desejam.
“Ainda esperamos restrições no próximo ano para que as montadoras possam fabricar todos os sistemas e acessórios e assentos aquecidos e tudo mais que está aumentando o número de dispositivos que entram no carro”, disse Hearsch.
Fonte: Automotive Business
Tags
chipcarrosmontadorasmicrochipsCompartilhe
Revista Ferramental
Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.