Fábrica de peças automotivas diminui custos de ferramentaria com a impressão 3D

A empresa Riosulense reduziu em mais da metade os custos e o tempo para o desenvolvimento de protótipos. A inovação na metodologia de trabalho é pioneira no mercado de construção de modelos para fundição através de impressão 3D. 

Santa Catarina, fevereiro, 2020. Com mais de sete décadas no mercado, a indústria Riosulense, localizada em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, inovou ao utilizar a tecnologia de manufatura aditiva para a fundição de peças. 

Ao incorporar o uso da impressão 3D no desenvolvimento de protótipos para moldes automotivos e para a avaliação das aplicações, a indústria catarinense conseguiu reduzir em menos de uma semana o tempo de desenvolvimento de protótipos, além de diminuir custos. 

A inovação na metodologia de trabalho ocorreu através do suporte da Wishbox Technologies, pioneira na revenda de impressoras 3D desktop no Brasil e focada em soluções na implementação da manufatura aditiva em empresas, que detectou que cerca de 30% das ferramentas produzidas exigiam alteração devido a modificações de projeto, o que em alguns casos poderia elevar o custo final da peça. 

“Nosso processo de venda consiste no sucesso do cliente e, portanto, não estávamos dispostos a vender apenas o equipamento, mas a solução à fábrica que precisava reduzir o tempo de desenvolvimento das peças. Inicialmente, o engenheiro não tinha uma rápida resposta dos clientes quanto aos ajustes nos moldes. 

O processo de ferramental levava cerca de 2 a 3 semanas para ser concluído, o que uma impressora 3D poderia realizar em questão de horas. 

Além disso, eles dependiam de uma empresa externa para fazer a modelagem final das suas ferramentas, o que ao final das adequações resultava em até 60 dias para que a versão final, dependendo do grau de dificuldade e dimensões, fosse entregue ao cliente”, explica o diretor da Wishbox Technologies Rodrigo Marin. 

Através dos protótipos de impressão 3D, a exigência de modificações de ferramentas caiu para menos de 5% e o período de retorno do investimento da máquina acabou sendo inferior a 3 meses. 

O modelo utilizado neste processo foi a Ultimaker 3 Extended, que ofereceu mais agilidade na entrega de protótipos aos clientes. 

Um processo que se tornou muito aceito pela engenharia de desenvolvimento devido à flexibilidade que oferece no ciclo de vida do design do produto, já que eles poderiam transformar os designs em uma peça de metal dentro de alguns dias. 

“Empresas tradicionais que não se derem conta ou que não reconhecerem que precisam se reinventar nos dias atuais estão fadados a desaparecer cada vez mais em um curto espaço de tempo.

O processo de implantação da impressão 3D é um exemplo que está revolucionando a nossa engenharia e já impactou na imagem da empresa junto aos nossos principais clientes”, diz o diretor superintendente da Riosulense Gunther Faltin.

O desenvolvimento de protótipos para moldes automotivos teve o tempo e os gastos reduzidos. A metodologia também ofereceu a oportunidade de desenvolver a criatividade em todo o processo até as medidas de execução. 

Focada na produção de peças e soluções para o setor automotivo, a Riosulense está entre as maiores fabricantes da América Latina de peças fundidas e oferece ao mercado mais de 5 mil itens. 

São dimensões e modelos variados para aplicação nas principais marcas de veículos leves, utilitários, caminhões, máquinas agrícolas, motocicletas, além de produtos voltados para o transporte ferroviário e naval. 

Atende as principais montadoras de veículos automotivos do Brasil e de 25 países da América Latina, da América do Norte, da Europa, do Oriente Médio e da Oceania. https://rio.riosulense.com.br/ 

Sobre a Wishbox Technologies 

Desde 2011, a catarinense Wishbox Technologies trabalha com a venda e a distribuição de tecnologias para atender necessidades da indústria 4.0. 

Destaca-se no mercado por oferecer soluções e inovações na implementação da manufatura aditiva, com treinamento personalizado gratuito e suporte técnico especializado. 

No portfólio conta com os melhores modelos do mercado internacional de impressoras 3D desktop. 

É a representante exclusiva da Ultimaker e revendedora oficial das fabricantes Formlabs e Makerbot. https://www.wishbox.net.br/ 

Fonte Assessoria de imprensa 

Tags
peças automotivas Fábrica impressão 3Dferramentaria custos impressoras 3Dindústria 4.0
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.