Em evento internacional, empresa brasileira mostra uso da IoT para segurança e aumento de produtividade em plantas industriais

Trackfy, de Salvador, com solução adotada por industrias de polos da Bahia e de São Paulo, é uma das 100 startups selecionadas para o IoT Solutions Congress, na capital paulista, dias 6 e 7 de junho

O Brasil recebe, entre os dias 6 e 7 de junho, o IoT Solutions Congress, evento já consolidado no cenário internacional (é realizado em Barcelona, na Espanha). A edição brasileira ocorre em São Paulo, e 100 startups foram selecionadas para expor suas experiências no desenvolvimento de soluções que utilizam a Internet das Coisas (IoT) como recurso tecnológico.

Entre elas, está a Trackfy Tecnologia. Com sede em Salvador, a startup criou um dispositivo, acoplado em capacetes e crachás de operários de plantas industriais e canteiros de obras, que emite, em tempo real, dados e informações para uma plataforma em nuvem. Por meio de recursos como IoT, análise de dados e algoritmos, os gestores de plantas e canteiros têm visão online do funcionamento dessas unidades.

A solução já é utilizada por indústrias de polos industriais da Bahia, Minas Gerais e de São Paulo (Cubatão e Mauá). Tratam-se de empresas dos setores químico, petroquímico, siderúrgico, mineração e construção civil. Além de melhorar aspectos como produtividade e gargalos, a solução é decisiva para garantir a segurança das pessoas em plantas e canteiros de obras.

Levantamentos com base na base de clientes da Trackfy mostram que a solução é capaz de reduzir em 30% o tempo de evacuação de uma área acometida por algum sinistro. A eficiência na resposta acaba também tendo impacto financeiro: geram-se economias de até R$ 2 milhões ao evitar as consequências dessas ocorrências.

“Estaremos no IoT Solutions Congress como expositores, apresentando ao público nossos cases de sucesso, explicando como nossa solução funciona”, adianta o cofundador e CEO da Trackfy, Túlio Cerviño. Recentemente (em maio), Cerviño fez exposição semelhante no Bahia Oil&Gas Energy, encontro que reuniu players e lideranças da indústria do petróleo e gás.

Cerviño detalha como a solução da Trackfy atua: “Ao primeiro indício ou sinal de acidente ou outro evento do gênero, decisões podem ser tomadas de imediato. Isso porque a solução logo permite enxergar quando trabalhadores estão em zonas de risco ou afetadas pelos sinistros. Dessa forma, a evacuação e qualquer outra medida necessária – como um socorro, por exemplo – podem ser providenciadas antes que o pior aconteça”.

Um ponto importante, sublinha o CEO da Trackfy, é que a solução tem como finalidade exclusiva a gestão operacional de canteiros e plantas. Assim, todos os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da legislação trabalhista são rigorosamente respeitados. A solução se alinha também a três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.



Tags
Compartilhe

Trackfy

A Trackfy é a parceira ideal para elevar a performance, economia, produtividade, segurança e bem estar na sua indústria ou canteiro de obra. Descubra como podemos levar o seu negócio ao próximo nível.