Confiança do empresário industrial cai em janeiro

Em meio a um cenário de incertezas, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 2,2 pontos entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. 

De acordo com a CNI, 26 dos 30 setores da indústria consultados estão menos confiantes neste início de ano. O ICEI está 4,4 pontos abaixo do índice registrado em janeiro de 2020.


Apesar da queda, os setores estão próximos aos 60 pontos, o que sinaliza que a confiança ainda está em alta. “Se compararmos com janeiro de 2020, vamos ver uma queda ainda mais expressiva em alguns setores. Não significa que os empresários não estejam confiantes, porque eles estão. Mas no início do ano passado, essa confiança era excepcional. Havia uma expectativa de crescimento, então veio a pandemia e todos conhecemos a história”, explica Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.

Os únicos setores com avanço em janeiro são os de farmoquímicos e farmacêuticos, que passou de 60 para 61,4 pontos, e o setor de madeira, que subiu de 64,6 para 65,6 pontos. A confiança não mudou em dois setores: máquinas e materiais elétricos e veículos automotores.

O crescimento da curva de contágio e o término das medidas emergenciais de apoio a empresas e famílias causaram, segundo a CNI, o recuo na confiança do empresariado brasileiro. A pesquisa aponta que “a manutenção do sentimento de otimismo é importante para estimular o aumento da produção, a geração de empregos e, sobretudo, o aumento do investimento, essencial para a retomada do crescimento da economia”.

A CNI ouviu 2.298 empresas - sendo 888 pequenas, 851 médias e 559 grandes indústrias.

Fonte Usinagem Brasil 

Tags
Confiança do empresário setor industrial indústria mercado
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.