Com investimento anunciado em R$ 100 bi, setor siderúrgico deve ampliar a demanda pelo aço inoxidável no país

Executivo da Krominox destaca a importância da liga metálica para o segmento, que além de configurar um dos produtos finais, apresenta uma série de vantagens e aplicações

Após um período repleto de desafios, principalmente no que diz respeito à concorrência internacional, o setor siderúrgico brasileiro anunciou recentemente uma retomada dos investimentos no país. A partir de alguns incentivos governamentais, até 2028 o segmento deve aportar o equivalente a R$ 100 bilhões, voltados para a expansão de sua estrutura produtiva. Um cenário que impacta o desempenho de mercados como o do aço inoxidável, conforme explica Marcos Ledo, Diretor Presidente da Krominox.

“O aço inox não é apenas um dos produtos finais da indústria siderúrgica, ele está presente na base dessas operações, em estruturas e equipamentos dessa vertente industrial. Por isso, anunciada a expansão do setor, a demanda pelo material deve acompanhar o mesmo ritmo nos próximos anos. Essa notícia é vista como extremamente positiva aos fabricantes de aço inox, pois por muitos anos a siderurgia viveu desafios relacionados ao aumento das importações”, comenta o executivo da empresa que é líder nacional na produção de tubos e soluções em aço inoxidável.

Presente em diferentes etapas e aplicações estruturais, o aço inox é um material vital ao setor siderúrgico nacional. Ele está presente em equipamentos de processamento, sistemas de tubulação, revestimento de fornos de fundição, sistemas de exaustão e filtragem, ferramentas e outros equipamentos. Ledo explica que isso se deve ao fato da liga metálica apresentar vantagens frente a outros materiais, como os atributos de resistência à corrosão e às altas temperaturas.

“O aço inox é um dos materiais mais resistentes à corrosão, ainda que exposto a ambientes de alta agressividade físico-química. Ele também é capaz de manter suas propriedades mecânicas em temperaturas elevadas, como nos fornos da siderurgia. Essa resistência e durabilidade fazem do aço inox um material de longa vida útil e com baixa necessidade de manutenção, o que melhora ainda mais o seu custo-benefício e explica sua alta aplicação nessa vertente industrial”, complementa o executivo.

Para atender com efetividade as demandas crescentes da indústria siderúrgica, recentemente a Krominox expandiu sua estrutura produtiva, com a aquisição de maquinários, ferramentas e fornos térmicos dedicados à produção de aço com costura, um tipo de confecção que agrega robustez, capacidade para suportar altas cargas e resistir a condições adversas. E nesse sentido, o grande diferencial da companhia fica por conta dos tubos personalizados, desenvolvidos sob medida e comprimentos especiais, a fim de atender aos mais diversos e específicos projetos.

Tags
Compartilhe

Krominox

Presente no mercado do aço há 25 anos, a Krominox é uma das principais empresas brasileiras especializadas na fabricação de tubos e soluções em aço inoxidável. Com forte atuação no setor sucroalcooleiro e líder no segmento de papel e celulose, a Krominox demonstra toda sua expertise e qualidade para a fabricação de tubos personalizáveis, dentro de todos os diferentes padrões de bitolas e comprimento sob medida, de acordo com a necessidade específica de cada projeto. A empresa fabrica e fornece soluções também aos setores automotivo, alimentício, saneamento e tratamento, farmacêutico, químico e petroquímico, entre outros.