CNC Monitor, a primeira plataforma 100% gratuita que conecta todas as máquinas de usinagem

A indústria brasileira de usinagem ganhou uma ferramenta única de conectividade para a gestão de máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado), que além de interligar máquinas de fabricantes e tecnologias diferentes, está disponível gratuitamente.

A novidade, lançada em fevereiro deste ano, é nacional, além de ser uma iniciativa única no mercado. Criado pela GRV Software, empresa de Vinhedo (SP), o CNC Monitor é um programa que colhe dados das máquinas e os apresenta em uma única plataforma, de maneira simples e intuitiva, permitindo o monitoramento de toda a linha de produção. O acesso pode ser por meio de qualquer smartphone, pois o aplicativo para Android e iOS também é totalmente gratuito para download na Apple Store e no Google Play.

 “Ao criar uma plataforma em nuvem, a GRV conseguiu diminuir o investimento em manutenção do programa, criando um produto de baixo custo, porém de grande impacto para a concretização da indústria 4.0 no Brasil”, afirma Valdecir Pereira, diretor de P&D da GRV Software.

O primeiro passo para o surgimento do CNC Monitor veio por meio de uma encomenda da Mazak para oferecer um programa de conectividade aos seus clientes, durante a FEIMEC 2018. A partir daí, uma onda de oportunidades foram geradas, permitindo a GRV desenvolver e distribuir gratuitamente a ferramenta completa, em apenas dois meses.  

Pereira conta que o principal desafio foi conectar máquinas mais antigas e com protocolos incompatíveis com o CNC Monitor. “Para contornar esse problema, criamos o CNC Monitor Adapter, que é uma solução alternativa. Ele é um hardware que possibilita o acesso automático às informações das máquinas mais antigas e/ou que não possuem protocolos compatíveis com o CNC Monitor, enviando os dados diretamente para a plataforma. Neste caso, o número de informações coletadas é menor que as demais que possuem protocolos compatíveis (MTConnect, FOCAS FANUC, OPC UA e NCDDE Siemens)”, explica o diretor da GRV.

O que é gratuito para as empresas:

·         O CNC Monitor Server - responsável por enviar os dados das máquinas para a nuvem;

·         A Plataforma web - para acesso aos principais gráficos e relógios (cncmonior.com. br);

·         Aplicativo (Android e iOS) - para acompanhar as máquinas em tempo real (CNC Monitor);

·         Suporte - para dúvidas pontuais.

Serviços de instalação, Adapter MTConnect, licenças OPC UA e hardware CNC Monitor Adapter devem ser contratados diretamente com o respectivo fabricante. A plataforma é totalmente gratuita!

Lançamentos, exposição e eventos.

Já foram organizados dois eventos de lançamento do CNC Monitor, o primeiro aconteceu em fevereiro em Valinhos (SP) na sede brasileira da Iscar, empresa israelense de ferramentas de corte, e o segundo, em março, no Senai Sul de Joinville. Um lançamento virtual do programa também está sendo preparado para o dia 24 de abril.

Presença na EXPOMAFE

Outra oportunidade de conhecer melhor O CNC Monitor e outras ferramentas desenvolvidas pela GRV Software para indústrias será na EXPOMAFE 2019, que acontecerá entre os dias 07 e 11 de maio, em São Paulo.

Durante o evento a equipe da GRV fará a demonstração da plataforma com o monitoramento de máquinas reais, localizadas nos estandes parceiros e também remotamente. O visitante poderá testar o CNC Monitor na prática, baixando o aplicativo e realizando o monitoramento por smarphone durante toda a feira. Até a presente data, já estão confirmados os monitoramentos com o CNC Monitor para as máquinas da MAZAK, BENER e Makino.

No estande da AMT (Association for Manufacturing Technology) acontecerão demonstrações com diversos comandos (Siemens, Mitsubishi, Fanuc, Fagor etc.). Além disso, a empresa participará também do Cluster de manufatura avançada da EXPOMAFE e Valdecir Pereira, diretor de P&D da GRV Software fará a palestra “CNC monitor - a primeira plataforma 100% grátis que conecta todas as suas máquinas de usinagem” no dia 10 de maio das 13h às 13h45 no Parque de ideias EXPOMAFE.

Sobre a GRV

Com mais de 520 clientes em todo o Brasil e experiência de 17 anos, a GRV oferece soluções de gestão para empresas e indústrias que fabricam sob encomenda, como: indústrias de usinagem, ferramentarias, caldeirarias, máquinas especiais, protótipos, dispositivos e automação.

Os produtos da linha Produção Enxuta e Indústria 4.0, são capazes de aumentar a produtividade no menor tempo e custo possível, baseadas em conceitos de Indústria 4.0, manufatura sem papel, WLC (Workload Control), gestão à vista, OEE (Overall Equipment Effectiveness) e IoT (Internet of Things).

GRV CPS (ERP Industrial): Orçamento, controle e planejamento da produção, importação de CAD, inspeção, RNC, financeiro, compras, estoque e faturamento.

Linha produção Enxuta: GRV Connect, GRV Sensor, GRV Vision, GRV Smart, GRV DDO. GRV Follow up e GRV Alert.

Linha indústria 4.0: CNC Monitor, GRV MTConnect e GRV IoT.

A GRV Software também colabora ativamente no desenvolvimento, pesquisa e expansão do protocolo aberto MTConnect com o apoio da AMT Brasil (Associação Americana de Tecnologia para Manufatura), que representa construtores e distribuidores de tecnologia de manufatura, atuando como principal voz do setor para acelerar o ritmo da inovação e aumentar a competitividade global da indústria manufatureira. Disponibiliza materiais gratuitamente e promove cursos e eventos para disseminar e contribuir com o crescimento do setor no Brasil.


Receba conteúdos exclusivos da Revista Ferramental em seu e-mail

Cadastre-se em nossa lista VIP para receber contéudo, notícias e
muito mais sobre o ramo metal-mecânico.

Compartilhe