Cavaco Cast, um podcast voltado à área de usinagem

Há no Brasil, hoje, quase que uma febre de podcasts. Inúmeros foram criados nos últimos dois anos, impulsionados em parte pela pandemia, para tratar dos mais variados assuntos, de política a história grega, passando por economia, questão racial, feminismo, saúde e, claro, usinagem. Sim, o pessoal da área de usinagem, de máquinas, de ferramentas também já tem o seu podcast, o Cavaco Cast, lançado no final de agosto.

A iniciativa é resultado das conversas de três amigos apaixonados por usinagem, por tecnologia, todos eles ex-alunos do Senai e que têm grande orgulho de ter participado da Olimpíada do Conhecimento. 

São eles: Bruno Silva, gerente de Vendas da Open Mind; Lucas Neves, engenheiro de Aplicação da GF Machining Solutions; e Vinícius Nicácio, especialista em usinagem do Instituto Senai de Inovação.

Bruno Silva conta que nas reuniões entre eles invariavelmente o assunto da conversa acabava convergindo para o assunto usinagem e reminiscências dos tempos de Senai. 

Com a onda dos podcasts, eles começaram a pensar na possibilidade de levar as conversas para um público maior. 

A oportunidade surgiu com a aquisição, pela Open Mind, de equipamentos como microfones e câmeras, para a realização de treinamentos à distância.

Não foi difícil convencer a empresa a ceder os equipamentos em troca de patrocínio. Afinal, Bruno Watanabe, diretor da Open Mind no Brasil, é um aficcionado por podcasts. 

Além disso, a exemplo dos criadores do Cavaco Cast, Watanabe tem origem muito semelhante. 

Também passou pelo Senai, participou de uma Olimpíada do Conhecimento e trabalhou em algumas  empresas da área de usinagem até chegar a uma revenda de software e, posteriormente, aos 25 anos, assumir a diretoria filial brasileira da multinacional alemã Open Mind.

Nada mais justificável, portanto, que o primeiro entrevistado do Cavaco Cast fosse o próprio Watanabe. 

No podcast, o executivo conta sua experiência na área de usinagem e sua trajetória desde a entrada no Senai até o momento atual, com suas atividades na área de CAD/CAM e a crescente aceitação do hyperMILL no mercado brasileiro.

O próximo episódio, que deve estar disponível nesta segunda-feira, 6, trará entrevistas com três Instrutores e treinadores da Olimpíadas do Conhecimento, todos do Senai-SP, responsáveis pela criação de equipes vencedoras nas modalidades do setor metal-mecânico. 

“Além de difundir conteúdo sobre a área de usinagem, entre os nossos objetivos está o resgate da área de mecânica e do interesse dos jovens pelos cursos de profissionalização do Senai”, explica Bruno Silva.

Para os próximos episódios serão convidados diretores de empresas, como a Haimer, Emuge-Franken e Schunk; proprietários de empresas de usinagem, de dispositivos, ferramentarias e aeroespacial; profissionais e professores do Senai; e trabalhadores de empresas, do chão de fábrica à engenharia.

Para acessar o primeiro episódio Clique Aqui. O podcast também está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio, como Spotify, Deezer e Apple, bastando clicar “Cavaco Cast” no campo de busca.

Fonte: Usinagem Brasil

Tags
cavaco castpodcastusinagem
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.